sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Das Neue Jahr in der Schweiz

Murten / Morat

Murten is situated between Berne and Lausanne and is the capital of the Lake District of the canton of Fribourg. The city wall and the castle of MurtenThis small medieval town lies in the Swiss "Midlands" on the edge of the Great Marsh, on a gentle hill (450 metres above sea level) and on the shore of a lake named after the town. Numerous attractions from a significant past have been well preserved here, such as the castle, the ring wall, the street scene and the arcades. Lake of Murten is a smaller lake in between Lake of Biel and Lake of Neuchatel.

Murten is located in West Switzerland, 27 km (16 miles) from Bern. The nearest international airport is Geneva which is 128 km (80 miles) from Murten. Travel time from Geneva is 90 minutes by car and about the same by train. Murten is 117 km (72 miles) from Lucerne and 149 km (93 miles) from Zurich.

Map of Murten

Pois é... Eu e o André fomos convidados pelo meu mano e a namorada para passar uns dias na Suíça. E iremos para a passagem de ano. Provavelmente com algum frio e alguma neve. ;) E lagos lindíssimos!!! Pena que já não devo apanhar aquele verdinho fantástico...

Pôr do sol no Lago Murten


quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Salário Minímo: Associação das PME vai pedir aos associados para não renovarem contratos a termo

Salário Minímo: Associação das PME vai pedir aos associados para não renovarem contratos a termo
29 de Outubro de 2008, 13:14

Lisboa, 29 Out (Lusa) - O presidente da Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas (ANPMES) disse hoje que se o primeiro-ministro "insistir" no aumento do salário mínimo, a associação determinará junto dos seus associados a não renovação dos contratos a termo.

"A associação não se vai manifestar, mas vai determinar junto dos associados que não renovem os contratos. O que significa que o primeiro-ministro vai ter um aumento do desemprego", disse Augusto Morais.

O dirigente da associação salientou que o "aumento do desemprego vai levar os trabalhadores a recorrerem ao fundo de desemprego, obrigando o Governo a fazer um orçamento rectificativo", recordando que há em Portugal 43.720 contratos a termo.

O primeiro-ministro defendeu terça-feira no Brasil que o aumento previsto para o salário mínimo no próximo ano "em nada compromete a competitividade das empresas".

"O ordenado mínimo é um instrumento social que serve para dar melhores condições de vida àqueles trabalhadores que ganham menos e que merecem, naturalmente, uma evolução do seu salário que esteja à altura das suas necessidades", disse José Sócrates.

O presidente da ANPMES referiu ainda que o Governo não pode, em termos técnicos, "animar a curva do aumento salarial" com aumentos do salário mínimo acima do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Por sua vez, uma fonte oficial da CIP - Confederação da Indústria Portuguesa disse à Lusa que a estrutura só fará mais comentários ao aumento do salário mínimo após o final da reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, que solicitou com carácter de urgência.

A mesma fonte lembrou que o referencial de aumento avançado por José Sócrates se baseia no acordo tripartido assinado em Dezembro de 2006 na Concertação Social, o qual estipulou que o SMN seria fixado em 403 euros, em 2007, atingir o valor de 450 euros em 2009 e os 500 euros em 2011.

Referindo-se ao acordo, a mesma fonte lembrou que o documento estipula que as remunerações serão fixadas pelo Governo ouvidos os parceiros sociais em Comissão Permanente de Concertação Social.

A mesma fonte lembrou que o acordo refere claramente que "a fixação anual do valor seja ponderada de forma flexível quer quanto ao montante anual quer quanto ao período de referência de aumentos, tendo em conta índices concretos definidores da situação económica para o período em causa".

"O acordo não diz que os aumentos sejam fixados a partir do dia 01 de Janeiro", adianta a fonte.

SB/JD/FAL

Lusa/Fim


É bom verificar que os "empresários" portugueses estão tão empenhados em ultrapassar a crise criando melhores condições de trabalho e, com isso, maior competitividade. Melhoria dos salários, investimento e visão a longo prazo, procura de soluções...

Ah, esperem... Não... Percebi mal, eles querem é reduzir o número de colaboradores mandando-os para o desemprego apenas para fazer afronta a um governo que não cedeu às suas vontades. Enganei-me... Realmente, tem muito mais lógica. Porquê aumentar salários? O povo é burro, faz o que lhe mandam e se se afundar em contas para pagar (mesmo trabalhando metade do seu dia) azar o deles.

Tão pouca esperança para um país em que os recursos humanos são constantemente encarados como um custo e não um investimento.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Curioso... Não sou a única com esta opinião... Ainda bem!

A GALP E OS LUCROS

"A Galp transpira saúde, a julgar pelos investimentos milionários além fronteiras, como se soube recentemente. No Brasil descobrem-se novas jazidas de petróleo, e em Espanha compram-se postos de abastecimento que levam a companhia a um nível de vendas equiparado ao que tem em Portugal. Tudo negócios legítimos e desejáveis, mas que revelam uma prosperidade pouco condizente com as dificuldades conhecidas nos mercados financeiros e de investimento.

O dinheiro não aparece por milagre, e por exemplo é curioso referir uma estimativa do banco suíço UBS, que prevê um aumento de 43% nos resultados líquidos do 3º trimestre da Galp Energia, resultantes dos lucros nas divisões de gás e distribuição. Outros números das previsões atribuem um aumento de 19% na distribuição, em resultado da melhoria nas margens de refinação, e no gás um crescimento de 57%.

Ainda bem que temos uma autoridade reguladora, que certamente vai ler estas estimativas do UBS, e certamente investigar, mas como terá de confirmar os dados, que certamente não dispunha até agora, o mais certo é vir a apresentar os resultados da sua análise lá para começos de 2014, se entretanto não vierem à baila outras previsões e dados mais recentes."

Quem discorda ponha o dedo no ar...

Absolutamente ridículo! Escandaloso! E vergonhoso!

Lucros extraordinários da GALP aumentaram 228,6 % no 1º trimestre do corrente ano de 2008

(Estudo de Eugénio Rosa - Economista)

A GALP acabou de apresentar publicamente as contas referentes ao 1º Trimestre de 2008. E numa altura em que são exigidos aos portugueses tanto sacrifícios, não só aos que têm de adquirir combustíveis mas a todos que sofrem também as consequências dos aumentos semanais dos preços dos combustíveis, os resultados obtidos pela GALP e, consequentemente, por todas as petrolíferas são impressionantes, para não dizer mesmo chocantes.

SÓ NO 1º TRIMESTRE DE 2008, A GALP OBTEVE UM LUCRO EXTRAORDINÁRIO DE 69 MILHÕES DE EUROS DEVIDO À ESPECULAÇÃO DO PREÇO DO PETRÓLEO NO MERCADO INTERNACIONAL E OS LUCROS TOTAIS ATINGIRAM 175 MILHÕES

Mas o que é impressionante, e é mesmo chocante numa altura em que são pedidos tantos sacrifícios aos portugueses, é que a GALP tenha obtido um lucro extraordinário de 69 milhões de euros, ou seja, mais 228,6 % do que em 2007, devido à subida do preço do barril do petróleo, ou seja, com a especulação dos preços do petróleo no mercado internacional, o que não tem nada a ver com a actividade normal da empresa. É esse o valor do chamado “efeito stock” em 2008, ou seja, a diferença entre o preço a que a GALP adquiriu o barril de petróleo, muito mais baixo porque foi comprado cerca de 2,5 meses antes da sua utilização, e o preço a que depois foi considerado para cálculo do preço de venda de combustíveis aos portugueses.

EM MAIO DE 2008, OS PREÇOS DOS COMBUSTíVEIS EM PORTUGAL CONTINUAVAM A SER SUPERIORES AOS PREÇOS MÉDIOS DA UE 15

Contrariamente ao que afirmava a propaganda quer do governo quer dos grandes grupos económicos portugueses, a privatização das empresas nacionalizadas e a liberalização dos preços dos combustíveis, não trouxe nem o aumento da concorrência nem descidas dos preços, como mostram os dados oficiais divulgados pela Direcção Geral de Energia.

No dia 31.12.2003, através da Portaria 1423-F/2003 do governo do PSD/CDS (era membro desse governo Paulo Portas que agora se insurge tanto contra a subida dos preços dos combustíveis, o que revela bem a hipocrisia da direita) foram liberalizados os preços dos combustíveis em Portugal. A razão apresentada pelo então governo do PSD/CDS é que isso iria determinar o aumento da concorrência com, a consequente, descida dos preços.

Como mostram os dados oficiais do quadro IV, com a privatização da GALP pelos governos do PS e PSD, e com a liberalização dos preços dos combustíveis pelo governo PSD/CDS o que aconteceu foi precisamente o contrário. Entre 2.1.2004 e 22.5.2008 o preço da gasolina 95 aumentou +57,3% e o do gasóleo rodoviário +102,7%. Entre 2.1.2004 e 9.5.2008, o preço do gasóleo colorido subiu + 127; e do gasóleo de aquecimento + 138,1%. Durante o mesmo período as remunerações aumentaram em Portugal, em média , menos de 15%. Os comentários parecem inúteis perante esta escalada dos preços dos combustíveis que se tem acentuado nos últimos meses. É evidente, se o proprietário da empresa fosse ainda o Estado seria muito mais fácil impedir que esta se aproveitasse da especulação que domina actualmente os mercados internacionais do petróleo para cobrar pelos combustíveis preços escandalosos, e controlar os preços e impedir que eles atingissem o ritmo de aumentos galopantes verificados nas últimas semanas. Não se percebe que o governo não utilize a “golden share que tem na GALP para pôr cobro ao escândalo do cálculo dos preços de combustíveis serem determinados pela especulação.

* Economista
Eugénio Rosa *
00:00 quarta-feira, 28 maio 2008


Leiam também este artigo: O que a Autoridade da Concorrência devia ter feito mas não fez, sendo assim conivente com lucros que resultam da especulação no mercado, do mesmo economista. É sempre importante ler opinião de alguém que percebe do assunto, que se baseia em dados reais e explica as suas conclusões.

E isto foi antes de Junho/ Julho em que os preços do barril de petróleo atingiram recordes máximos.

Estou para ver as próximas apresentações de resultados...

E vem um suposto presidente de uma suposta Autoridade da Concorrência dizer que não existem evidências de falta de concorrência ou concertação de preços. Quando nem as entidades reguladoras actuam, fazendo de conta que nada de errado se passa quando está bem à frente dos olhos de todos e a pesar cada vez mais no bolso de cada um, vamos fazer o quê? Paga e cala!

E a Galp e outras governam-se. E depois facultam um lugarzinho na administração ao tão querido e prestável presidente da Autoridade da Concorrência.


Que sorte estes palhaços têm de tantos portugueses serem ignorantes e se irem deixando levar...

O Portugal dos explorados

... Ninguém cai na pobreza por um querer consciente. Às vezes ela toca-nos à porta, sem qualquer anúncio. Por exemplo, quando as empresas fecham, por má administração ou porque a multinacional decidiu ir explorar outros povos ainda mais pobres, não há muito a fazer. Nestes casos, não há companhia de seguros que queira assumir o risco deste incerto evento. É num caso de situação de desemprego que o Estado, através da Segurança Social publica, deve actuar. Todavia, há situações muito próximas do desemprego, como o subemprego ou o emprego mal remunerado.

Há dias, numa cidade do litoral norte de Portugal, tivemos a oportunidade de constatar casos destes. Mais do que os inúmeros pedintes, que abordavam insistentemente as pessoas que passavam, chocou-nos a triste realidade da mulher-a-dias que não chega a ganhar o salário mínimo nacional e que, com o marido desempregado, procura alimentar três, quatro e às vezes mais, filhos. Por isso não fiquei admirado quando vi crianças, algumas em idade escolar, pelas ruas a pedir esmola. Como também encontrámos muitos jovens empregados de cafés e restaurantes a trabalharem dez a doze horas por dia para auferirem um salário sem futuro que, em valor líquido, não chegava ao nominal e já citado salário mínimo nacional. Esta situação vimo-la repetidas vezes nas lojas comerciais do centro da cidade.

Como explicar que uma chefe de família, responsável pelo dia-a-dia de uma unidade hoteleira, leve no fim do mês quinhentos euros para casa quando tem um filho e a sua mãe velhinha para sustentar? Como se pode explicar a vida de exploração sofrida pelo jovem empregado do turno da noite que, nesse mesmo estabelecimento, não goza os seus legais dias de folga e que nunca tenha gozado qualquer período de férias, porque “o patrão precisa dele”?! São estes casos que confirmam a triste realidade de um Portugal onde muitos exploradores coexistem com milhões de explorados! Porque não é só o Vale do Ave! Há muitos montes e vales deste País, no campo e nas cidades, onde não é permitido que o anónimo cidadão tenha uma vida decente. Porque será que os carros topos-de-gama esgotam e tenham fila de espera e os carros utilitários, mesmo com grandes campanhas publicitárias, tenham pronunciadas quedas de vendas?

Que país é este em que vivemos? É o nosso país, que permite situações como as descritas. Que, simultaneamente, glorifica os políticos corruptos e os patrões vigaristas ou ladrões, que lesam as Finanças e a Segurança Social com os mais vis esquemas do “homem lobo dos outros homens” e que nos são impingidos diariamente nas televisões como qualquer “conto do vigário”. Será que não é possível existirem em Portugal políticos sérios e empresários honestos? Temos a certeza que tal é possível. Pode levar anos, mas temos a convicção de que um dia a equidade e a justiça virão para ficar. Só precisamos acreditar e lutar por um Portugal de todos.

Afonso Pires, U S I - União dos Sindicatos Independentes


Este artigo de opinião é de Março de 2006. Entretanto não me parece que muito tenha mudado. E agora com esta situação de crise internacional poderá, infelizmente, agravar-se.

Quando eu digo que não gosto de viver cá, refiro-me a ser obrigada a conviver com situações como estas, muito mais comuns do que muitos de vocês pensam. Quem vai preocupar-se em continuar a estudar ou instruir-se mesmo que fora da escola, quando trabalha 10 a 12 horas por dia para ganhar um salário miserável que nem para sobreviver dá. E sublinho SOBREVIVER.

Quando este tipo de situações começarem a afectar-nos directamente, aí, nós, cidadãos comuns com rendimentos mais elevados, já vamos achar que é preciso fazer algo e inverter esta tendência. Porque nos vai doer na pele.

Até lá... Deixemos andar... É com os outros que se passa. Não nos afecta, não nos maça...

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Taxas de suicídio

No café deste último fim de semana surgiu o tema de elevadas taxas de suicídio em países nórdicos. Andei a pesquisar sobre o assunto e calhei de visitar o blog Lonely Fonzie:

"- É um mito dizer-se que os países nórdicos têm taxas de suicídio superiores ao resto do mundo. Supostamente este mito começou porque os suecos foram os primeiros a fazer estatísticas sobre o assunto e a partilhá-las com a opinião pública, e foi perpetuado pelo clima frio e os meses de escuridão. Qualquer que seja a sua génese, e apesar de terem taxas de suicídio elevadas, a afirmação de que elas possam ser superiores ao verificado no resto do mundo é completamente falsa.

- Os recordistas da lista são: Lituânia, Rússia, Bielorussia, Letónia, Ucrânia. Hmm... o que é que estes países têm em comum? Será que ainda têm polícias secretas do antigo regime a obrigarem as pessoas a escreverem notas de suicídio antes de lhes enfiarem um tiro na cabeça? É que isso estraga a estatística toda...

- É estimado que em países como a China, a ingestão de pesticidas é responsável por 60%-90% dos suicídios.

- Outro raciocinio interessante é que no limite do desespero, numas culturas suicida-se, noutras mata-se. Será que a diferença está no nível de compromisso cívico de cada povo? Dito assim até pode parecer um disparate, mas o sentimento comunitário e o respeito pelos outros podem direccionar-nos a pensar no suicídio como uma solução mais correcta que as alternativas.

"The real reason for not committing suicide is because you always know how swell life gets again after the hell is over" Ernest Hemingway. (Sim, ele acabou por se suicidar mais tarde, mas a frase é boa...)"


Ainda em outro blog achei curioso e, já agora, recomendo a leitura do post completo:

"A Finlândia, como outros países nórdicos, tem altas taxas de suicídio. Em 2002, um jovem se matou em um shopping de Helsinque ao explodir um bomba. Mas, mesmo sendo o terceiro país em porte de armas, o número de homicídios é um dos mais baixos do mundo."


Ainda outros dados...

"For analysis purposes, I have divided the countries into four groups, depending on their suicide rates. I have compared their suicide rates to their happiness index to see if there is a relationship. I am not an expert, just a layman who is intensely interested in the subject so do forgive me if I am wrong in my analysis. I have also taken the statistics to be true mostly (there may be problems in the research). I welcome any one of you to add their thoughts.

Group 1 (High suicide rate): Europe and major parts of Asia seem to have a high suicide rate. In fact Russia and other countries which were part of the erstwhile Soviet Union, like Lithuania (42 suicides per 100,000), Russia (38), Belarus (35) and Kazakhstan (28] and Ukraine (26) have high suicide rates. Now, all these countries are young countries. Hungary (27) has a long history of occupation by Soviet troops.

Group 2 (a medium high suicide rate): Countries like Belgium (21), Finland (20) Switzerland (18), Austria (18] France (17.6), S. Korea (17.9) and Japan (23.8] too have a fairly high rate of suicide. It gets more complicated here. About 2-3 men here kill themselves as compared to 1 woman. As these are well-to-do countries, economics alone cannot play a part. It makes sense to think that is the personal and social aspect that causes people to kill themselves. Feelings of loneliness and depression for example. A family or personal crises. High levels of competition in society.

Group 3 (a medium suicide rate): Countries such as Denmark (13.6), Germany (13.5), China (13.9), Sweden (13.4), Australia (12.7), Canada (11.9), India (10.7), the US (11) and Singapore ( 9.5) fall somewhere in the middle where the suicide rate is concerned.

Group 4 (Low suicide rate): Countries like Spain (8.2), Italy (7.1), UK (6.9), Israel (6.3), Argentina (6.4), Brazil (4.1), Thailand (4), Iran (2), Kuwait, (2) Egypt and Jordan (0) have a very low suicide rate. It appears as if the suicide rate is low or almost non existent in Muslim countries. Well, Islam forbids suicide, so it could explain the figures. But I think a zero rate of suicide is indeed odd. There are always mentally ill people in every population and a high proportion of depressed people and those who suffer from mood related disorders commit suicide. If Islam does not allow suicide it is likely that families could be hiding the actual facts."


Reparem como a França está incluída no grupo 2, mesmo não sendo um país nórdico, tal como a Suíca e a Áustria. E países como a Suécia e Dinamarca têm taxas consideradas médias. É importante verificar dados antes de se assumir que as tendências se mantêm como há uns anos atrás.

Já agora, acrescento dados curiosos sobre Portugal que não aparece nestes anteriores.

Segundo um estudo de 2006 a nível nacional realizado pela Sociedade Portuguesa de Suicidologia (nem fazia ideia que existia tal) a taxa de suícidios no Alentejo ronda os 20. 20! Aqui bem mesmo dentro do país. Valores elevados nos países nórdicos?! E o Alentejo?!

E se analisarem o penúltimo quadro podem verificar que Portugal lá está, com valores mais elevados do que a Noruega, Espanha, Itália, Reino Unido, Holanda e até os USA...

Publicidade enganosa

«Magalhães», um computador pouco português

Foi anunciado como o primeiro computador português, mas não é bem assim. O Magalhães é originalmente o Classmate PC, produto concebido pela Intel no sector dos NetBooks, que surge em reacção ao OLPC XO-1, que foi idealizado por Nicholas Negroponte.

Será, no fundo, um computador montado em Portugal, mais propriamente pela empresa JP Sá Couto, em Matosinhos. Tirando o nome, o logótipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás, esta é já a segunda versão do produto.

Quem vence a guerra dos portáteis para crianças?

Este computador ultraportátil já está à venda em vários países, inclusivamente o Brasil, mas nem sempre é conhecido pelo mesmo nome. A ideia não é portuguesa, mas irá dar postos de trabalho na montagem dos componentes. Também permitirá manter bem viva a acção das empresas de comunicações, que irão fazer mais alguns milhares de contratos de acesso a Internet. São 500 mil portáteis disponíveis para as crianças dos seis aos dez anos. Um agrado para os mais novos, que com certeza também satisfará os pais.

Na Indonésia o «Magalhães» é conhecido pelo nome de «Anoa», na Índia é o Mileap-X series, na Itália é o Jumpc e o no Brasil é conhecido por Mobo Kids. O Governo do Vietname percebeu o sucesso da oferta e já o colocou nas escolas a preço reduzido. Uma ideia agora adoptada por José Sócrates.

E.escolinhas depois do E.Escolas

Garantida a distribuição de 500 mil computadores, resta saber em que condições isso irá ser feito, uma vez que também foi anunciada a parceria com a Vodafone, Optimus e TMN. Como disse o primeiro-ministro, o «Magalhães» surgirá no âmbito do programa «E.escolinhas», na senda do «E.Escolas».

Ou seja, os 0 euros, 20 euros e 50 euros de custo (consoante o apoio social) poderão estar ligados a um contrato de fidelização à empresa de telecomunicações devido ao acesso à Internet. Esse dado não foi revelado, mas caso se confirme levará as famílias a despender mais de uma dezena euros durante vários meses (possivelmente 36).

Ficou assente que os computadores vão integrar conteúdos educativos validados pelo Ministério da Educação, que os operadores deverão carregar nos portáteis antes de os entregarem às crianças, para além de filtros de segurança. Vão surgir em versão Windows XP e Linux ¿ Caixa Mágica.

Exportação?

José Sócrates pretende exportar este produto, se possível para a América Latina, África ou Europa, mas isso só será possível depois da concepção para Portugal. Segundo Craig Barrett, presidente do Conselho de Administração da Intel, em declarações à SIC, existem outros países interessados em montar o Classmate PC no seu país, como acontece no México e no Brasil. Isto sabendo que a Intel já tem uma fábrica na Irlanda.

Quanto a investimento, não há dúvida: «A Intel não gastou nada, contribuirá com o conhecimento». O dinheiro saiu todo do lado português, com a intenção de vir a potenciar a fábrica de Matosinhos, sendo que no início apenas 30 por cento da tecnologia incorporada é nacional mas até final do ano será 100%, tirando o microprocessador da Intel.

Intel como conselheira tecnológica

Aliás, ao contrário da pompa e circunstância difundida pelo Governo, a notícia teve um outro impacto a nível internacional, sendo considerado um grande negócio para a Intel na guerra pela liderança no mercado dos Netbooks com a rival OLPC (One Laptop Per Child ¿ Um Computador Por Criança).

Segundo a porta-voz da empresa, Agnes Kwan, para além da maior venda de sempre destes computadores, a Intel passará a ter direito de conselheira tecnológica do Ministro Mário Lino, que está a liderar o programa. A mesma porta-voz diz que estes computadores (Classmate PC) já estão presentes em mais de 30 países, relata a agência Associated Press.

Por: Filipe Caetano in Iol Diário, 30-07-2008 - 23:10h



Confesso que achei muito interessante a ideia pois este computador tem a intenção (pelo menos assim se espera) de permitir às crianças terem uma nova ferramenta de trabalho adaptada às suas necessidades de aprendizagem inicial (1a à 4a classe).

Agora que digam que é ideia original portuguesa quando realmente não é, que o objectivo seja mais uma vez comercial para beneficiar empresas de serviço de acesso à internet e difundir chips Intel na concorrência com o outro computador da mesma classe, parece-me altamente reprovável.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Governo britânico institui aulas de finanças nas escolas

Um novo projecto do governo britânico, no valor de 11,5 milhões de libras (cerca de 14,6 milhões de euros), vai instituir aulas de educação financeira nas escolas.

O programa, baptizado de «My Money» (Meu Dinheiro, em tradução livre) será instituído para alunos do ensino primário e secundário e vai abordar assuntos como dívidas e usos para o dinheiro.

Uma sondagem encomendada pelo governo para marcar o lançamento do programa sugere que as crianças estão cada vez mais a par da crise mundial, pois os pais discutem as finanças de forma mais aberta.


Algo que nós por cá já deveríamos ter há muito, segundo a minha humilde opinião.


terça-feira, 21 de outubro de 2008

Químicos portugueses descobrem novo material condutor

Químicos portugueses descobriram por acaso um novo material, a que chamaram gelatina iónica, que permite desenvolver dispositivos electrónicos - como baterias e células de combustível - mais baratos e mais amigos do ambiente.

Transparente e maleável, o novo material foi produzido a partir da dissolução de gelatina num líquido iónico, uma solução constituída por iões com cargas negativa e positiva.

A descoberta, já patenteada, resultou de um trabalho conjunto de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Superior Técnico (IST) cujas conclusões foram publicadas no último número da revista científica britânica "Chemical Communications".

O grupo da FCT é dirigido por Susana Barreiros, sendo o do IST por Carlos Afonso.

"Estávamos à procura de um material que fosse um bom ambiente para as enzimas, que as imobilizasse e melhorasse o seu desempenho", disse hoje à Lusa um dos autores do estudo, Pedro Vidinha, da FCT.

"Sabíamos que os líquidos iónicos davam essa possibilidade, permitindo imobilizar as enzimas num ambiente físico", mas essa linha de investigação não produziu os resultados desejados e foi temporariamente abandonada - acrescentou.

Sem desistir, os cientistas procuraram outros caminhos.

"Já que tinha iões quisemos saber se o líquido iónico podia ser condutor e verificámos que era não só condutor de iões como de electrões", disse Pedro Vidinha.

Os investigadores decidiram dissolver gelatina nesse líquido iónico e verificaram que este gelificava e se mantinha estável no estado sólido, mesmo sob aquecimento.

"Comparámos então este novo material com os outros condutores e constatámos não só que era tão condutor como eles, como era mais barato, mais leve, mais fácil de trabalhar e mais ecológico, por ser biodegradável", sublinhou.

Assim, o facto de poder assumir várias formas, desde um bloco compacto a uma fibra ou um filme fino - e poder incorporar substâncias solúveis ou insolúveis em água, permite a sua aplicação tanto em pilhas como em células de combustível e células fotovoltaicas de nova geração.

"Nas pilhas, por exemplo, a gelatina iónica pode funcionar como electrólito e como eléctrodo e, dadas a sua versatilidade, permite construir uma pilha em qualquer superfície, até numa folha de papel, por exemplo, bastando para isso imprimir o electrólito e os dois eléctrodos", disse o investigador.

A equipa trabalha agora noutras aplicações, procurando tirar todo o partido do novo material, nomeadamente no campo da biotecnologia, como em bio-sensores da glucose, voltando assim às enzimas, mas também em compostos farmacêuticos e cosméticos.

Este projecto científico vai ser apresentado em breve nos Estados Unidos, em representação da COTEC Portugal, num concurso de ideias chamado Idea to Poduct, que decorrerá entre 30 de Novembro e 01 de Novembro em Austin, Texas.

Diário Digital / Lusa

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Sprechen Sie Deutsch?

Segunda-feira... Primeira aula de alemão de muitas outras que se irão seguir. De Outubro a Junho do próximo ano, seremos alunos da FLUP, no curso de alemão, nível A1.

Língua bem interessante ao contrário do que muitos pensam.

Já sabemos dizer algumas coisas básicas e temos estado a treinar.

Wie heissen Sie? / Wie heisst du?
Ich heisse ... Und Sie? / Und du?

Wie alt bist du?
Ich bin achtundzwanzig Jahr alt.

Wo wohnen Sie? / Wo wohnst du?
Ich wohne in Porto.

Woher kommen Sie? / Woher kommst du?
Ich komme aus Portugal.

E algo que já toda a gente sabe mesmo nunca tendo tido alemão...

Ich liebe dich, mein liebe. *mua*


quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O prazer de viver num local de gente responsável...

Estou possessa!!!

Riscaram-me o puto do carro e, como já deveria estar à espera num país de gente altamente responsável e profissional, descartaram-se.

Grandessíssimos...

Tive que me chatear e chamar a polícia que demorou mais de uma hora a chegar da Avenida da República, em Gaia à Junqueira de Baixo (digamos que fica a cerca de 10min no máximo).

Merda de país de gente pequena e irresponsável. Fazem a merda e descartam com o maior dos descaramentos a mentir directamente na minha cara.

Vou mostrar-vos a carta de reclamação para que entendam.




"Ontem, dia 14 de Outubro de 2008, estacionei o meu carro, Toyota Yaris azul, no estacionamento alternativo dos armazéns sito na Rua Junqueira de Baixo, nº 129.
Já me tinham informado que sempre que não tivesse estacionamento livre no 1º parque poderia estacionar no 2º.
Desde há uns dias para cá, uma empresa tem estado em intervenções no telhado e usam o 2º parque como apoio. Não há qualquer informação de não poder estacionar nesse 2º parque devido às obras.
Como não tinha lugar no 1º parque, estacionei então no 2º durante a manhã. Deixei o meu carro lá às 9h25 da manhã. Às 13h30 fui buscar o carro para ir ao Continente e não vi que o carro tinha riscos porque obviamente entrei pelo lugar do condutor. No Continente, permaneci durante cerca de 20min e logo voltei ao laboratório. Ao chegar de novo aos armazéns, verifico que o carro tem, do lado do passageiro, dois conjuntos de riscos profundos em ambas as portas. Fiquei estupefacta. Tentei encontrar o responsável dos armazéns com quem consegui falar por volta das 17h e expliquei a situação. Ele chegou à mesma conclusão que eu quando lhe expliquei onde o carro estava estacionado, mostrei as chapas que estiveram a trabalhar durante o dia e com as quais terão riscado o carro. Ora, nessa altura, o responsável pela obra e os trabalhadores já não estavam cá e então esperamos até hoje de manhã para falar com ele.
Infelizmente, não sendo grande surpresa, o responsável descartou qualquer responsabilidade, dizendo que não foi nenhum dos trabalhadores quem riscou o meu carro e, inclusive, um deles já teria visto o meu carro riscado de manhã quando eu o deixei lá. O que é uma mentira inadmissível se verificarem o local onde o carro ficou estacionado, o tipo de riscos profundos que o mesmo tem e o trabalho que os senhores estiveram a realizar nesse dia.
Tenho fotos no telemóvel do local onde o carro esteve ontem estacionado e das chapas que estiveram a trabalhar.
É uma situação clara do que aconteceu e muito chateada me deixa ver que ainda têm o descaramento de mentir na minha cara e dizer que não foi lá que o carro foi riscado e até já tinha os riscos quando estacionei. Em nenhum outro local riscaria o carro daquela forma, nem mesmo uma chave o poderia fazer. Todas as pessoas com quem falei e expliquei a situação conseguem ver a conclusão lógica do que aconteceu mas o responsável pela obra insiste que não foram eles que riscaram o carro."


terça-feira, 14 de outubro de 2008

O efeito de Ana Malhoa no aumento da homossexualidade em Portugal

Pois é caros amigos e amigas, se calhar ninguém tinha pensado nisto mas a verdade é que Ana Malhoa serviu de factor de decisão, para muitas crianças indecisas durante a dinastia do Buéréré. Senão ora vejamos, na altura este programa infantil era apresentado por esta simpática apresentador(a):
Ora nem mais, se para um adulto se torna dificil perceber se é homem ou mulher, imaginem uma criança dos 4-13 anos decifrar este inigma comparável ao do código da vinci, só que a diferença é que se veio a tirar as duvidas mais tarde, por via hormonal, ora não se tornasse esta figura angelical, numa mescla de cantora/atriz porno portuguesa:

Por esta razão caros amigos e amigas provavelmente muita gente resolveu outros caminhos diferentes do heterossexualismo, dai o boom que verificamos agora (não que esteja a ser xenófobo, pois não tenho nada contra, só a particularidade da coisa!).

Mas não se alarmem, assim como um dia esta crise finaceira que se abateu pelo mundo fora vai acabar, também este problema teve uma resolução pelo menos para as criancinhas desta geração, essa solução tem um nome..............................Floribella, mais recentemente Lucy. Pois bem para aqueles cépticos que não acreditam nas fadinhas, e nas árvores mágicas amigas da Floribella, para não falar das borboletinhas que tanta companhia lhe faziam quando o seu príncipe não lhe ligava puto, ora ai está uma prova de que a magia anda pelo ar, e uma pobre e inocente rapariga que gostava de falar com árvores, simplesmente pelo facto de que era hipermegarifixe (perdão aos fãs, se cometi um homicídio ortográfico!), que costumava apresentar-se de uma forma mais conservadora:

Pediu tanto às fadinhas, ou terão sido as crianças já na puberdade?! Não interessa, o que interessa é que esta pequena "larva" tão pobrezinha como ela tantos vezes nos relembrava, se tornou uma borboleta, daquelas que gostam de usar os seus atributos em prol da sociedade (Sentido cívico e contributo social de Lucy! Verdadeiramente altruísta!):

Sendo assim acho que esta geração não se poderá queixar de falta de informação e imagens para tomar essa decisão importante, o nosso obrigado lucy por ajudares estas criancinhas, as "tuas" criancinhas.

Fiquem com este pensamento, caros amigos e amigas, até uma próxima reflexão.



segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Fim de semana em Birmingham

O nosso fim de semana comecou, com a chegada da Claudia a Milton Keynes com um atrazo de meia hora pois o comboio nao arrancou a horas devido a ausencia de um membro da tripulacao. Passado isto e tendo nos jantado em casa, decidimos explorar a noite de Milton Keynes e descobrimos que existe uma discoteca chamada Budha Blue, apos receber convites para entra gratuitamente, decidimos ir ver a discoteca. Ora era um espaco ate bunito, enorme, e as moscas como seria de prever tendo em conta o tamanho da discoteca e a cultura Inglesa, mas la ficamso um bocado onde compravamos uma bebida e recebiamos outra gratuita e onde viamos meninas com camisolas e cintos (practicamente nuas) a dancar, basicamente com um letreiro de quero ser comida, deu pa rir bastante dos figurinos ou da falta deles e das dancas dos meninos a ver quem iriam facturar essa noite (nao temos fotos deploraveis pois nao levamos maquina e o roberto quiz tirar fotos com o tlm dele a tao triste figura :p). Posto isto regressamos a casa com a finalidade de dormir pois no dia seguinte acordavamos cedo para ir visitar Birmigham.
De manha acordamos cedo e bastante a tempo de nos preparamos e tomar o pequeno almoco e sair para apanhar o comboio. No entanto apesar de sairmos com 1hr de antecedencia de casa, acabamos por perder o comboio, pois pusemo-nos a ver a cidade pelo caminho, porque tinhamos tempo e la se foi o comboio, entao esperamos na estacao pelo seguinte onde quase o perdemos tambem pois estavamos a conversa e quase nos esquecimos!!!!!!
Dai era previsto chegar por volta das 10:30hr a Birmigham e chegamos apenas ao 12:00hr!! Mal chegamos fomos almocar pois estavamos esfomeados afinal de contas tinhamos tomado o pequeno almoco as 8:30hr!!!! Apos o almoco planeamos com ajuda dum mapa o que pretendiamos ver, a decisao tava feita de visitar tudo o centro historico e achavamos nos que ja nao daria para visitar o canal, no entanto para nossa supresa em 1hr e meia visitamos tudo que havia para ver em Birmigham e inda sobrou tempo, resumidamente o nosso receio de nao ver tudo verificou-se que em 1:30hr via-se tudo sendo que metade do tempo estavamos parados a tirar fotos ou a ver o mapa!!!! O que visitamos foi no minimo peculiar e diferente, visitamos um catedral onde tinha um jardim e campas, e la estavam adolescentes a conviver sentados nas campas, a fazer pique-nics, vestidos numa moda muito caracteristica de "punk" onde chegamos inclusive a ver dois meninos vestidos e maquiados como o joker do filme Batman, estavamos de facto bastantes estupefactos com tal cenario!!!! Continuamos a nossa visita a rirmo-nos bastante do visto no cemiterio, visitamos batante coisas bunitas, tais como catedrais e igrejas, a camera, os canais, a praca dos museus, o pequeno e grande canal e ate o shoping!!!
De regresso a casa, quase voltamos a perder o comboio pois esqueci-me do meu cartao de descontos e fui obrigada a ir pagar a diferenca do bilhete e como tal a diferenca que eu tive de pagar era de 23 libras, no entanto como me mostrei indignada que era um absurdo, baixou para 5 libras (os precos aqui sao MUITO estranhos) e pronto e la apanhamos o comboio para casa e saimos em Northampton onde o comboio fazia escala, para vistarmo sa rua comercial que ja tava toda encerrada, por isso fomos la basicamente pa comprar McFlury e batatas fritas :P. Chegados a casa jantamos depois e vimos o Wall E.
O domingo foi passado para dormir ate mais tarde, visitar o maior shoping da Europa situado em Milton Keynes e andar a ver telemoveis e descobrir que ate para comprar a porra dum telemovel temos de ter morada, e viver ca ha 3 anos pelo menos, ficamso fodi*** com isto, ate que vimos que so a t-mobile (que e alema) se digna a aceitar estrangeiros na boa sem stresse nenhum!!!! raio dos ingleses!!!! e pronto la fomos pa casa almocar quase as 4 da tarde, depois disto a claudia tinha um comboio para apanhar, onde escusado sera dizer quase o perdeu!!!! (temos de melhorar isto de comboios quando estamso os 3, parece que ha energia negativa que nos faz perder comboios ou quase perder!!!!).
E terminou assim o fim de semana, onde estamos a planear ja um proximo para Nottigham e Sheffield desta vez.
Ate la beijinhos grandes a todos.
Andreia

domingo, 12 de outubro de 2008

A Bíblia: Toda a palavra de Deus (D'uma assentada)

Ontem, eu e o André, fomos ver ao Teatro Sá da Bandeira a peça de teatro da Companhia Teatral do Chiado "A Bíblia: Toda a palavra de Deus (D'uma assentada)" interpretado pelos actores Pedro Luzindo, Pedro Saavedra e Ricardo Cruz.



Devo dizer-vos meus amigos: Hilariante! Parti-me a rir. Absolutamente fantástica. Já tinha lido comentários e contava que fosse engraçada mas simplesmente adorei.

Desde a crítica subliminar ao sofrimento constante presente na Bíblia, aos actos imorais cometidos em nome de Deus, à presença "terrível" da mulher em tudo o que há de mau no mundo, os "milagres" constantes, etc... Passando por muitos comentários e ligações à actualidade e cidade do Porto.

E obviamente, sem esquecer a arca de Noé. "Vamos fazer amigos entre os animais porque amigos como estes nunca são demais... na viiidaaa..."

Uma peça a não perder. Da próxima vez que eles estiverem por cá, não deixem de ir ver. Altamente recomendável.

Contava que fosse mais curta mas ainda durou praticamente 3h!!! 3h de bom humor, muitas gargalhadas e lágrimas à mistura. Mas calma, lágrimas de tanto rir... Não é, André? ;)

"A arca de Noé não existiu?! O quê?... Agora vais querer convencer o público que nada do que diz na Bíblia é verdade, não?..." LOL

Visitem o blog deles para lerem os comentários e passagens de algumas histórias e verem as fotos.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

ESCREVAM!!!!!

Venho com este post dizer que isto anda muito morto, mas niguem escreve aqui??!!!!!! Vamos l'a pessoal se todos escreverem uma vez por semana isto e muito mais mexido, escrevma curiosidades do dia, casos para pensar facam anuncio e coisas afins mas escrevam, facam disto o vosso dia-a-dia, ver mail e vir ao blog 5 minutos por semana nao e pedir muito, va pessoal quero mais noticias vossas por ca.
Beijinhos pa todos.
Andreia
P.S. : Desculpem a falata de acentos e cedilhas, mas teclados ingleses nao o premitem :P

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Ode ao Emigrante!

Ora caros colegas e amigos escritores, escritorezinhos e amadores da literatura, como prometido e como forma de abrir as hostes neste blog, das peças literárias que aqui escreverei no futuro, deixo um plágio de um poema ao emigrante e para os nossos mais antigos e recentes emigrantes aqui vai. (P.S.- Um poema 100% não morangos com açúcar!!)

Já não levas mala de cartão
Mas é igual a dor e sofrimento
E a mesma saudade no coração
Cada dia o mesmo lamento.

Tanta lágrima derramada
Em dolorosa lamentação
Deixares tua Pátria amada
Amada d´alma e coração.

Levas o aroma de Portugal
O orgulho de ser português
Saudades da tua terra natal
E para ela voltar de vez.

No estrangeiro vais viver
Até tua vida melhorar
Emigrante tens que ser
E em breve regressar.


Fica assim o meu primeiro contributo ao blog, espero que não cause lágrimas pois essa não é a intenção mas que relembre os nossos que ser emigrante é uma condição temporária, mesmo que esse temporário demore anos. Inté caros compatriótas!!!!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Luggage abandoned, possible bomb!!!!!!

Estávamos nós na estação de comboio a espera do comboio, quando me deparei com algo bastante peculiar.
Uma senhora que tinha como função manter a estação limpa, reparou que havia uma bagagem abandonada num canto da estação, começou por isso estérica aos berros apontando para todas as pessoas "is this you luggage?" ao que as pessoas iam dizendo todas que não, nisto a senhora pega no seu rádio e comunica a central "luggage abandoned, possible bomb, require police to Milton Keynes train station", após este comunicado vem o senhor dono da mala abandonada a dizerque era dele e que foi ali ao café buscar uma sandes e não a levou para descansar um bocado" a senhora passou uns bons 5 minutos a gritar com ele que não se pode deixara a bagagem abandonada pois pode constituir perigo, que ja tinha alertado a polícia e nao sei mais o que. Nem este episodio tinha terminado já outra mala estáva abandonada, todo o drama se voltou a repetir, desta vez a mala era de uma senhora com carrinho de bebé que encostou lá a mala para ir para a fila dos bilhetes, pois uma mala e um carrinho não era nada prácticos. A senhora que deu o alerta novamente deu um seremão do perigo de deixar malas abandonadas e que não se brinca com a segurança pública. A senhora dona da mala contestou que não conseguia andar de mala e de carrinho na fila pos bilhetes e a história acabou por ficar por aqui com intreveçao do segurança para acalmar a senhora do alerta e explicar a senhora da mala que deve ter mais cuidado.
Fiquei de facto estúpida com o sucedido pois é uma estação pequenita nem quero imaginar se dixo uma mala na estação de Londres ai devo ser logo abatida a tiro!!!!!
Por isso meus queridos não abandonem as suas mals quando cá vierem.

Beijinhos para todos.

Andreia

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Aniversário da Nicole


Ah, ah... Após passagem pela censura e aprovação ;), cá estão as fotos do aniversário da Nicole no fim de semana passado.

Alguns de vós não estiveram no jantar de aniversário mas posso dize
r que foi curioso QUASE ver repetir a situação com a prenda do Nuno. Prenda repetida... Uh, oh...


























Mas ela ficou muito contente com o presente.
3 peças de Pandora para a pulseira que está quase completa já. Apenas uma ela já tinha que era referente à pedra do mês de aniversário. As outras foram o saquinho de dinheiro (todos te desejamos que nunca te falte nada) e um trevo de quatro folhas (para boa sorte). A peça repetida ela vai trocar pela mala de viagem (obviamente para incentivar a conhecer esse mundo que há lá fora). Ih, ih...

Ficam as fotos do jantar e depois no café Sabor Latino, antiga disco Volante, na Batalha.

We speek funny

olá meu queridos decidi escrever aqui hoje pa vos contar uma peripécia engraçada que nos aconteceu ontem no autocarro depois do jantar.
Estava eu e o Roberto a conversar no autocarro, em português dado que era só entre nós a conversa, quando subitamente o rapaz do banco da frente (inglês) se vira pa nos e diz :" Sorry guys, can I ask you something? Where are you from? What language did you speek?" e nós: "we are from Portugal, we speek portuguese!" e o rapaz: "I was listening but I didn't get the language, is like spanish but mush more funny!!!", ai dissemos que era línguas similares mas diferentes, quando o rapaz a sorrir dizia: "you speek much more funny" e saiu do autocarro.
Por meus querido todos nós SPEEK MUCH MORE FUNNY!!!

Beijinhos para todos.
Andreia

Parabéns

Hoje é um dia especial para a nossa mais recente emigrante: é o aniversário da Andreia. Por isso muitos parabéns, linda. Espero que comemores o dia como deve ser ao lado do teu piu-piuzinho LOL Beijinhos para os dois, obvio que o teu é especial. O roberto ainda vai ter que esperar mais uns meses para receber beijos especiais:-)