domingo, 23 de novembro de 2008

Passagem de ano

Venho por este meio de blog, que todos voces vêm diariamente, tentar combinar algo para a passagem de ano 2008/2009.
O desejando por nós (Roberto e Andreia) é que tal fosse numa jantarada de amigos e pela noite dentro, estamos abertos a sugestões mas por favor deiam-as que para que haja tempo para podermos combinar tudo para essa fabulosa noite. Sugiram um sitio em que possamos nos juntar todos para podermos entrar com o pé direito em 2009 e rodeados de amigos queridos.

Beijinhos para todos.

Andreia

Enviada a 23-11-2008

E lá foi... No Portal do Governo, existe um link para falar com o Governo de forma a aproximar os cidadãos e o Governo. Na esperança que esta não seja apenas uma frase feita, enviei a minha carta endereçada ao Primeiro-Ministro que espero que consiga pelo menos chamar a atenção para esta questão que nos afecta a todos. É triste ver que em Portugal, assim que certas classes são "afectadas" e estão sujeitas a alteração dos seus direitos não se fazem tardar as organizações dos sindicatos e manifestações mas em situações que afectam a todos os portugueses directa ou indirectamente (porque não são apenas os que têm veículo próprio que são atingidos) como é o caso do preço dos combustíveis e o estado do sector no país, poucos são os que se manifestam.

Eu fiz a minha parte e espero com isso não ter dissabores. Porque num país onde tanta coisa corre mal, acreditem que foi preciso respirar fundo antes de defender sozinha uma posição que vai contra empresas de grande poder, por muita razão que possa ter. Terei de aguardar para ver no que dá.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A minha carta

A minha carta está, neste momento, nestes termos:

Exmo. Sr.

Sou uma cidadã como tantos outros portugueses que trabalha, contribui e paga os seus impostos sem esquemas, sem fugas.

Depois vejo empresas como o caso das petrolíferas que se aproveitam da falta de supervisão de uma suposta entidade reguladora, para manipularem e estipularem os preços que bem entendem e com isso levarem a economia por aí abaixo pois como bem dizem os nossos representantes (quando assim lhes dá jeito) "a energia é um pilar fundamental da nossa economia". Vemos o preço do barril de petróleo diminuir para cerca de um terço entre Julho 2008 e Novembro de 2008 (em 4 meses!!), representando os valores mais baixos desde Maio de 2005! No entanto, quando vamos abastecer, verificamos que a média do preço da gasolina de Julho a Novembro baixou entre 0,20€ a 0,30€. Onde está a regulação do mercado? Onde está a autoridade que deveria seguir estes dados e controlar as irregularidades do sector? À espera de algum escândalo como o caso do BPN? Em que tudo se deixa andar e depois se tenta "apagar o fogo"? Não é suposto EVITAR que esse "fogo" deflagre?! Como justificam os responsáveis e colaboradores dessa entidade os salários que recebem no final do mês?!
Não admira que a APETRO (Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas) não receie uma intervenção de Bruxelas. Pois claro, tem uma Autoridade da Concorrência, (rigorosíssima!!!) a controlar todos os dados e valores apresentados pelas petrolíferas e se essa Autoridade diz que está tudo bem é óbvio que está tudo bem. Não será a Comissão Europeia que deverá intervir em tão protegido sector ainda que considere muito estranhos os preços de combustível praticados em Portugal agora que o custo do barril está nos 50 dólares. E nem venha a CE insinuar que há falta de transparência no sector em Portugal porque a actuação da Autoridade da Concorrência tem sido intocável e inquestionável. É vergonhoso... Além disso, qualquer multa que lhes possa ser aplicada, ficará muito, mas MUITO aquém de todo o dinheiro já acumulado indevidamente. À custa dos portugueses! Portanto, a fatia não será significativa e enquanto isso, vai-se pagando os combustíveis e todos os produtos cujo preço disparou com a subida dos mesmos ao mesmo preço ou a preços ainda mais elevados. Porque quando o petróleo sobe, não se fazem tardar as subidas. Quando desce para cerca de 1/3, tudo se mantém praticamente inalterado. Absolutamente vergonhoso! É vergonhoso para as empresas que mantêm estas estratégias, para um Governo que se subjuga e se mantém à-parte destas questões e uma, mais uma vez, suposta "Autoridade" que não é capaz de actuar. Mas onde já se viu em Portugal alguém ter vergonha de ser incorrecto desde que o possa fazer sem consequências? São raros, infelizmente...

Eu nunca me interessei por política porque ao que vejo parece um circo de ofensas pessoais com sorrisos nos lábios quando se esquecem que deveriam era estar concentrados em fazer avançar o país e defender os direitos dos portugueses. Não os direitos dos seus próprios partidos ou dos seus membros. De TODOS OS PORTUGUESES!

Posso-lhe dizer com toda a sinceridade que não tenho orgulho em ser portuguesa, em pertencer a um país onde os "chico-espertos" e os "ladrões de gravata" afectam tantas pessoas e depois não são responsabilizados, onde políticos corruptos são novamente eleitos mesmo depois de terem fugido à justiça e ficar por isso mesmo. No entanto, tantos outros que trabalham e se vêem em dificuldades para pagar as suas contas porque recebem salários miseráveis ainda são "perseguidos" pelo fisco, pelos bancos e outros credores sem hipótese de recorrerem a ajuda. E então vêem vizinhos do lado, que nunca tendo trabalhado na vida ou pouco o tendo feito, recebem subsídios, ajudas e etc porque coitados nunca trabalharam. Recebem o dinheiro dos descontos que a tantos outros custa a ganhar. Onde está a justiça social destas situações? Não são tão poucos os casos. É só ver os pedidos de ajuda de bens essenciais, como alimentação, de tantas famílias às suas paróquias.

Infelizmente, este é apenas um dos exemplos do que corre muito mal neste país.

À conta disso e por tudo o que vejo à minha volta, tomei a decisão de sair deste país. Já vários amigos meus, licenciados como eu, procuraram um país decente onde viver e trabalhar. Onde poder constituir família, educar filhos sem terem de ser obrigados a lhes explicar que é normal em Portugal os parasitas viverem bem e que se eles também quiserem ter alguma coisa deverão fazer como esses mesmos parasitas e passar por cima de quem for preciso para se darem bem porque a justiça neste país não se aplica aos que podem pagar a bons advogados para empatar e se safarem.

Uma cidadã descrente no país.


P.S. - Sabendo que esta carta não chegará às mãos nem estas palavras passarão pelos olhos do Exmo. Sr. Primeiro Ministro, peço-lhe a si, Sr. Assessor ou Sra Assessora, que lhe faça um pequeno "resumo" que não consuma muitos minutos do vosso tempo e lhe comunique o meu desagrado e desapontamento... Obrigada.


Resolvi escrever uma carta ao Primeiro Ministro

Resolvi escrever uma carta ao Primeiro Ministro, carta essa que ainda pretendo melhorar. Entretanto, não sabendo para onde a enviar e em pesquisa pela net, deparei-me com o blog de um jovem arquitecto que já tinha tido a mesma ideia mas que a resolveu divulgar no seu blog, pois tal como eu, também não sabia para onde a enviar.

Não deixem de ler...

Gostava muito sinceramente que os portugueses fossem mais participativos e mais divulgadores do que pensam para não se ficar com a ideia que são apenas um bando de gente que aqui anda e é permissiva a tudo. Acredito que são mais do que isso.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

A saga do Schwarzwälder Kirschtorte

Na nossa turma de alemão tínhamos sido "avisados" que quando a professora ouvisse um telemóvel a tocar, o responsável teria de levar na aula seguinte um bolo baseado numa receita em alemão, austríaco ou suíço...

Pois, parece que fui a primeira. Aconteceu que me esqueci de tirar o som aos telemóveis na passada quarta-feira e tentaram ligar-me logo no início da aula.
Fiquei incumbida de levar um bolinho com aspecto delicioso na segunda-feira.


Vejam os desenvolvimentos aqui, aqui e aqui.

Iniciativa própria

Empresas portuguesas criam Brapor por 2 milhões

2008/11/18 11:34 Redacção / LF


Facturação estimada é de 6 milhões de euros para o próximo ano

A Brapor Engenharia e Construção, Sociedade de Direito Brasileiro, é fruto de um projecto conjunto de três empresas portuguesas que actuam nos ramos da construção civil e do imobiliário.

Conforme avança o comunicado, este projecto contou com um investimento de dois milhões de euros.

Com actividade iniciada em 2007, a Brapor tem algumas obras de empreitada no Recife e um investimento em promoção no Estado de Pernambuco para 736 unidades habitacionais, com os quais espera uma facturação de seis milhões de euros em 2009.

A Edinorte, a Ferreira Construções e a Engenheiros Associados aliaram-se para criar uma empresa no Brasil, «um projecto luso num mercado exterior que oferece grandes expectativas de crescimento futuro».

in Agência Financeira online...


Ora aqui está uma iniciativa que provém de pessoas que tiveram visão de negócio e se mexeram. Não ficaram sentadas na secretária à procura do próximo adjectivo depreciativo que iriam chamar aos membros do Governo. Muito bem.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Serei feliz quando...

...puder deixar o carro em casa para usar uma rede eficiente de transportes públicos.
...vir que toda a gente à minha volta, quando está na rua e tem lixo para rejeitar, se dispõe a andar uns metros até ao caixote do lixo ou guarda o mesmo na carteira/ bolso até encontrar algum em vez de o atirar para o chão.
...viver num local onde situações de corrupção são uma raridade em vez de uma coisa habitual.
...os direitos das pessoas são bem mais do que meras palavras escritas num documento. São reais.
...as regras existentes foram feitas com o objectivo de bem comum e são cumpridas por todos.
...as pessoas que me rodeiam realmente se preocuparem com coisas importantes para a sociedade e não apenas o próprio umbigo e deixarem de ser conformistas.
...viver num local onde pessoas trabalhadoras e com dificuldades têm mecanismos de ajuda eficazes que lhes permita recuperar de situações difíceis e que lhes são alheias.
...o trabalho de um profissional com menos estudos é tão valorizado quanto o de outros com mais qualificações académicas porque um verdadeiro profissional não se resume ao grau académico que obteve mas sim a todo o empenho e trabalho que demonstra seja em que posição ou profissão fôr.
..."a honestidade for um pressuposto da sociedade" como diz o Nuno Barreto, emigrante na Suíça.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Mais uma opinião de um português insatisfeito... entre muitos!

Investigadores descobrem milhões da «operação furacão» na Suíça
2008/10/31 08:52

"Bancos combinavam com grandes clientes esquemas de fuga ao fisco. Grande parte do dinheiro obtido ilicitamente por centenas de empresários através do esquema de fraude fiscal investigado na «Operação Furacão» está depositado em contas bancárias na Suíça, diz o «Sol» na edição desta sexta-feira.

De acordo o que o mesmo jornal apurou junto de fonte judicial, esses valores iam sendo levantados em notas, que eram transportadas para Portugal por avião ou automóvel. Este transporte era feito por funcionários dos bancos portugueses, designados no processo como «carteiros do dinheiro».

Já em Portugal, o dinheiro aguardava em escritórios clandestinos dos bancos até que os seus proprietários o reivindicassem, aplicando-o depois de várias formas.

in Agência Financeira


Comentário de João Osório, 2008-10-31 23:58

Veremos se a Comunicação Social na devida altura publicita o nome dos bancos que entraram na fraude, embora não seja difícil acertar por palpite quais os envolvidos nestas vigarices. Parabéns à P.J. pelos resultados da investigação e tenhamos esperança que a Justiça aplique todo o peso possível dos códigos penais a esses chicos-espertos. Parabéns, em especial à Dra. Maria José Morgado, pela ênfase que sempre deu e pela denuncia dos crimes ditos de colarinho branco, como o presente. Pessoalmente, estou farto de pagar impostos directos e indirectos, com língua de palmo, neste cada vez mais desgovernado Portugal, pois estou farto de constatar que os chicos-espertos levam a vida de costas ao alto, enquanto os palermas dos cidadãos honestos e cumpridores, fazem figura de débeis mentais."


Faço minhas as palavras do Sr. João que representa a gente honesta deste país que trabalha e contribui mas se sente enganada e aproveitada para que outros se deem bem à custa das ilegalidades que cometem. Eu só trabalho há alguns anos e já me sinto altamente injustiçada por todas estas situações que vejo, o que dizer de tantos que trabalham há anos para nada conseguirem porque outros se aproveitam e se vão safando com trafulhices, fugas aos impostos, mas com boas vidas...

domingo, 2 de novembro de 2008

People Should Smile More...

People Should Smile More by Newton Faulkner

People should smile more
I'm not saying there's nothing to cry for
You've got everything laid out for you
Just close your eyes
Take a deep breath
And start another war

Keep buying
Keep moving
This city is sitting
Next to me
We're laid out
It's gonna come
One thing is certain

I can't change the world
Cause trying to make a difference
Makes it worse
It's just an observation I can't ignore
But people should smile more

People should smile more
But the lights are so bright
That they blind you
Just one more meaningless
Scientific breakthrough
The more we know
The less we care
Whilst damaged on the way

Keep moving
Keep buying
This city is sitting
Next to me
We're laid out
It's gonna come
One thing is certain

I can't change the world
Cause trying to make a difference
Makes it worse
It's just an observation I can't ignore
But people could smile more
People should smile more

I can't change the world
Cause trying to make a difference
Makes it worse
It's just an observation i can't ignore
But people could smile more
People should smile more

I can't change the world
Cause trying to make a difference
Makes it worse
It's just an observation i can't ignore
But people could smile more