sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Em Roma, sê Romano!

A questão que a Cláudia colocou num comentário ao post "Será que é um bom país?!" tem toda a pertinência.

O meu professor de físico-química (homem sábio e de um bom senso e civismo inigualáveis) costumava, durante uns minutos da aula, contar-nos umas histórias que ele considerava (e bem!) serem benéficas para a nossa formação. Não em Física ou em Química mas Cívica.

Recordo-me sempre de uma história que ele contou. Os alemães não têm o hábito de cuspir para o chão. Mais do que isso, abominam esse acto. Ora vindo cá e vendo que é prática comum, não gostam disso. Mas nesta situação estão num país que não é o deles e, por isso, não têm "autoridade". Agora... Se estão na Alemanha e vêm estrangeiros a fazer isso, como acham que se devem sentir? Deverão calar e aceitar? Eles estão no país deles! O país e sociedade que ELES construíram. Ninguém gosta que outros sejam desrespeitosos na sua própria casa.

Na Suíça vi ruas limpíssimas e eis quando no passeio que fizemos, vejo 2 maços de tabaco no chão. Sabem o que eu pensei? "Foi algum português." Reformulo agora, foi algum estrangeiro. É que, tendo em conta a formação dos suíços e civismo, atirar papéis para o chão na via pública (ora, pública significa que é de TODOS) é para eles uma situação inaceitável.

E outra coisa que me surpreendeu... Vimos uns grafittis na parede (não no sentido de imagens artísticas mas aquelas "tags" mesmo). Disseram-nos que a polícia vai lá e tira fotos, regista o acontecimento. Quando algum daqueles "artistas" é apanhado, vai ser responsabilizado por TODOS os grafittis que já andou a espalhar em outras ocasiões. Afinal de contas, ele assina! Achei que fazia o maior sentido mas é uma realidade que não conheço cá.

O André ainda me disse que é provável que a polícia cá também siga o mesmo procedimento. Aqui peço, a quem souber se assim é, que partilhe connosco. Gostava de os poder felicitar por fazerem um trabalho de jeito.

Realmente, amor... Tens razão. Eu escrevo muito... Lol

Hoje de manhã...

Aconteceu hoje de manhã, há poucos minutos, mas poderia tratar-se de um qualquer outro dia tal é a frequência...

Pois bem... Saio de casa já atrasada. Não é que mal chego ao primeiro semáforo, vai um carro à minha frente que vendo o semáforo JÁ vermelho a 3-4 metros à sua frente, acelera e passa? Quando tem de fazer uma curva à direita para seguir por onde queria seguir? Impressionante...

Mas não acaba aqui. Mais à frente vem uma carrinha atrás de mim que eu já tinha reparado que estava com muita pressa, pois veio a acelerar e ficou colada à minha traseira. Foi atrás de mim pela praça da Galiza e eis que chegamos à entrada para a rua do Campo Alegre, onde tem uma passadeira. Azar dos azares, estavam pessoas para atravessar: 3 senhoras. E eu, que faço? Páro, obviamente. Assim que ele vê que começo a travar, não tem mais nada! Dá pisca para a direita, ultrapassa-me (pela direita, claro), em cima de uma passadeira! As senhoras tiveram que correr...
Então, lá foi ele, todo lampeiro, a acelerar rua acima e logo volta para a faixa que estava antes de me ultrapassar.

Desculpem lá... Eu sei que não está no código da estrada este "julgamento" que eu vou fazer e até podem chamar-me de intransigente ou radical, mas esta gente não deveria ter sequer o direito de circular nas estradas com qualquer veículo, seja ele qual for. Tendo em conta a sua falta de bom senso e de respeito pelas regras e outros que circulam, seriam aquelas senhoras que iriam parar ao Hospital se as coisas tivessem corrido para o torto.

E como esta, vejo dezenas de infracções num pequeno percurso que faço de casa-trabalho, umas menos graves, outras bem graves. Não são mais de 10Km de distância. Por isso, vejam só...

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Porque reclamar é um direito que nos assiste sempre que tivermos razão

Li este post num outro blog, que dá conta das reclamações de um consumidor que não faz como muitos que deixam passar tudo. Ele reclama se assim achar que o deve fazer e, como consumidor que é, pretende ser atendido e tratado com respeito e consideração. Leiam... E se quiserem sigam o link e vejam as outras histórias que ele lá relata.


TMN – Penúltimo episódio


"Hoje foi a leitura da sentença do meu processo judicial com a TMN. Na passada terça-feira tinha estado no tribunal para a Audiência de Discussão e Julgamento que demorou uns curtos 5 minutos e me pareceu ter corrido muito bem para o meu lado. Antes da audiência, fui abordado pela advogada da TMN que me tentou convencer a entrar em acordo oferecendo entre outros, a possibilidade de:
  1. Primeiro, pagar a divida em prestações;
  2. Segundo, pagar metade da divida.

Eu não fui em cantigas e recusei qualquer tipo de acordo apesar de ela me tentar a todo o custo convencer de que era pior para mim.

Pois não foi. A decisão judicial saiu em meu favor e falando português correcto, o tribunal mandou a TMN dar uma volta!

A única coisa que vou ter de pagar é a parte da factura de Fevereiro em que o serviço ainda esteve activo e eu não paguei por a factura não estar correcta. E por causa disso considera-se que não ganhei o processo na totalidade. Ao menos já deu para aprender que, mesmo que uma factura venha errada, devemos pagar sempre a parte que entendemos estar correcta.

Agora falta pagar as custas de tribunal. Segundo a decisão judicial e o artigo 446.º do Código de Processo Civil, estas serão pagas “na proporção do decaimento” ou seja, como a TMN me estava a pedir 228,28€ e eu vou ter de pagar 14,43€ relativos ao meio mês de Fevereiro, isto dá uma proporção de 6,32%. Como até hoje as custas foram pagas em 50% por cada uma das partes, aguarda-se o ultimo episódio onde vou exigir a parte das ajudas de custos que paguei a mais, à TMN.

Não se pode facilitar. Somos consumidores, não somos lorpas!!!!"

Como diz o meu mais recente sobrinho: Ah, poix é!


Esclarecimento sobre a ausência

Amigos...

Sei que têm notado a minha ausência nos cafés e combinações para sair e queria aqui dizer-vos, a todos, que a minha falta de vontade para sair não está relacionada com chatices com ninguém.

Gosto de todos vocês, não estou chateada com nenhum, mas preciso de algum tempo. Eu já não tinha vontade de sair antes da situação conflituosa com o Ricardo que todos sabem que aconteceu. Isso já passou, já acabou. Como tenho andado a stressar bastante com muita coisa, não é preciso muito para me irritar. E prefiro evitar que isso aconteça.

Tenho muitas coisas em que pensar e para resolver e, por isso, as saídas para tomar café não me parecem fazer muito sentido nos últimos tempos. Mas isso está relacionado com estados de espírito intrínsecos a mim. Como falei ao Ricardo há algum tempo, sinto que estou noutra "onda" diferente da vossa... E isso é da minha responsabilidade, quem mudou fui eu.

Não tenciono afastar-vos, nem deixar de ser vossa amiga. Apenas no momento encontro-me algo indisponível. Mas apenas para as saídas. No que precisarem de mim e eu possa ajudar, é só dizer.

Beijinhos...

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

D&S Handmade Art

Já criei o outro blog há algum tempo mas ainda não tinha aqui falado dele.

Comecei a interessar-me há alguns meses pelas artes decorativas e é o que me tem ocupado e distraído nos últimos tempos. (Sem falar no meu amor, claro! ;))

Depois de ter feito alguns primeiros trabalhos para oferecer, resolvi ir experimentando e aprendendo novas técnicas e daí iniciei também a minha irmã.

Embora alguns não devam ter grande interesse no tema (coisa de gaja!), aqui fica o link para o blog.

Beijinhos para todos.

Os países e o racismo

"Portugal é um dos três países da UE sem dados oficiais sobre racismo
Data: 19-04-2005
Tema: Notícia

Relatório europeu critica o Estado por esconder e desprezar números relativos a crimes e ofensas a estrangeiros

As autoridades portuguesas não sabem e não querem que se saiba da existência de crimes racistas em Portugal. Esta é, em síntese, a conclusão de um estudo apresentado hoje em Viena do Observatório Europeu dos Fenómenos Racistas e Xenófobos, um órgão independente da União Europeia (UE). Portugal, Grécia e Itália são os únicos países apontados como não tendo dados oficiais sobre esta matéria."

Assim até se pode dizer que o problema não existe em Portugal. Não o dizem nem concordam os que são vítimas de racismo neste país que é Portugal. Faz-se de conta. E criticam-se outros.

Esta notícia é de 2005. Não encontrei grandes dados em relação a Portugal pela razão acima apontada mas realmente é importante uma pessoa informar-se antes de comparar.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Será que é um bom país?!

Deixo vos aqui um artigo que encontrei relacionado com um pais tantas vezes mencionado neste blog... como sendo um país excelente para viver: Suiça!


"Intolerância contra estrangeiros cresce na Suíça

De acordo com uma pesquisa divulgada em junho de 2006, um terço dos suíços é declaradamente xenófobo. Doudou Diène, relator especial da ONU para o racismo, afirmou recentemente que o racismo é uma grave questão na Suíça, principalmente porque as autoridades locais não acreditam que o problema seja sério.

Segundo organizações de direitos humanos, a Suíça registrou 113 casos de violência relacionadas ao racismo em 2007, 30% a mais que em 2006. Segundo analistas, isso explica o crescimento do ultradireitista Partido do Povo Suíço (SVP), o mais votado nas eleições de 2007, com 29% dos votos.

Na ocasião, o partido propôs expulsar estrangeiros e proibir que meninas muçulmanas usassem véus. Nos últimos anos, o SVP ganhou espaço com propagandas racistas. Em uma delas, ovelhas brancas chutam para fora da Suíça ovelhas negras. Em outra, o partido afirma que o aumento da criminalidade na Suíça ocorreu por causa da imigração.

Em 2007, o partido conseguiu aprovar uma nova lei de naturalização que submete a aprovação da nacionalidade suíça a uma votação secreta feita pela comunidade onde vive o estrangeiro. A Suíça tem a maior população de imigrantes da Europa. Cerca de 1,5 milhão de pessoas, o equivalente a 25% da população, é de imigrantes."

Agora também vos deixo uma pergunta.... Será a Suiça um país civilizado?! A Suiça poderá ser comparada aos paises de que continente?!

A pensar...

Resolvi transcrever para aqui na íntegra um post de um blog que li. Leiam e comentem, por favor. Será um bom exercício. A todos...

http://fomos.wordpress.com/2009/01/19/portugal-e-um-pais-civilizado/

"Sabendo que este foi um topico que gerou discussao na caixa de comentários do post anterior deixo aqui o repto para os comentadores pensarem nos seguintes pontos e concluirem se Portugal é civilizado ou nao:

Portugal é um país…

  • - com pouca corrupcao?
  • - onde a corrupcao é imediatamente descoberta e julgada?
  • - em que os corruptos (nao os bodes espiatorios) sao castigados?
  • - com liberdade de expressao? *
  • - com pequenas diferencas entre ricos e pobres?
  • - em que as pessoas modo geral teem bom nivel de vida?
  • - em que se vive condignamente no desemprego e/ou com salario minimo?
  • - com bom sistema de ensino, em que as criancas teem escolas em condicoes, perto de casa e um sistema de aprendizagem adequado?
  • - com bom sistema de saúde, adequado as necessidades do país inteiro e aos ganhos de cada um?
  • - com bom sistema de justica, celere a investigar e julgar os culpados?
  • - em que o emprego é recompensador, sendo-se adequadamente promovido e apreciado pela entidade empregadora?
  • - em que o funcionalismo público funciona, é prestável e um bem para o povo? - em que a populacao tem um respeito pelo proximo, nunca se aproveitando do seu vizinho e com uma educacao primorosa?
  • - em que há confianca nas camadas que gerem o país, desde políticos (ministros, deputados, etc) até gerentes de empresa?
  • - em que se nivelam os horizontes/sonhos/perspetivas de futuro por cima? (isto é já a antecipar quem estava a pensar comentar “mas estamos muito melhor que o Zimbabwe!”)

Por favor analisem e depois entao voltem a fazer a pergunta a voces proprios: Portugal é um país civilizado?

Como pergunta bonus: Portugal poderá ser comparado aos países de que continente?

* - note-se que dou um tom “morno” a este topico, já que nao quero ser processado como anda a acontecer a alguns bloggers em Portugal…"

domingo, 22 de fevereiro de 2009

É mesmo isso, Cláudia!

Visitando o blog da Cláudia e ao ler o post com o link abaixo indicado não posso deixar de concordar plenamente. Completamente! Tens a mesma opinião que eu (ou eu a mesma que tu) em relação ao estado deste país. Há países que funcionam tão bem, tão organizados, tão civilizados e decentes. Que perfeito desperdício de espírito para mim estar por cá...

http://zurich-city.blogspot.com/2009/02/vale-pena-eu-pensar-nisto.html

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Para ocupar tempos livres ou por necessidade?

Novo recorde atingido o ano passado

340 mil portugueses têm mais do que um emprego

A maioria assume os dois trabalhos no sector dos serviçosO número de pessoas com mais do que um emprego aumentou 5% no ano passado. O Instituto Nacional de Estatística (INE) estima que em 2008 tenham estado 339 mil empregados nesta situação, o valor mais alto desde, pelo menos, 1998. Superou o anterior máximo registado em 2003, ano de recessão, diz o «Diário de Notícias».

Num ano em que o emprego cresceu 0,5%, o número de pessoas com mais do que um emprego aumentou 4,7%. Por isso, a proporção tem vindo a crescer e estes casos representam agora 7% da população empregada. O valor mais alto registou-se no segundo trimestre, mas o ano terminou a subir. Muitas vezes, por uma simples questão de dinheiro.

O inquérito ao emprego aponta para a existência de 1,6 milhões de portugueses com rendimentos abaixo de 600 euros.

Um divórcio atirou a Mara para uma jornada de trabalho de sete a dez horas, todos os dias da semana. De segunda a sexta assume a tempo inteiro um projecto de aplicações financeiras do Banco Espírito Santo. Ao sábado e ao domingo atende ao balcão numa loja de chocolates das Amoreiras.

«Levanto-me, trabalho, como e durmo. Para já, é a única opção». No banco, onde está há nove anos, tem um ordenado acima da média. Mas os 930 euros por mês deixaram de ser suficientes quando, por volta dos 30 anos, passou a suportar os encargos sozinha. Diz que nunca teve dificuldade em encontrar em emprego. O da loja, que paga o carro, é mediado por uma agência de trabalho temporário. «Hoje em dia, ter carro e casa só é acessível a um casal». Ou a quem também trabalha ao fim-de-semana


terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Nevão!!!



Ontem acordamos com a cidade coberta de neve. Apesar de estar um tempo tenebroso onde neveva vigorosamente lá fomos nós nas nossas bicicletas até a estação de comboios de Milton Keynes a nossa cidade, onde nos deparamos desde já com comboios atrasados e cancelados.
Toda a cidade de Londres estáva parada. Devo confesar que mal lá cheguei senti-me como nos filmes do tipo "O Dia Depois de Amanhã" em que não se vê rigorosamente ninguêm na cidade e não se sabe muito bem o que se pasou, mas rapidamente todas as minhas dúvidas ficaram desfeitas sabendo que nem metro, nem autocarros funcionavam na cidade devido ao tempo.
No entanto muito turistas a tirar fotos, e muitas crianças, adolescentes e adultos atiravam bolas de neve uns ao outros, uma cidade bonita, calmissima, branquinha, afinal de contas foi o maior nevão dos últimos 18 anos segundo dizem.

Aqui temos o Roberto deslumbrado com a neve :D