quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Porque reclamar é um direito que nos assiste sempre que tivermos razão

Li este post num outro blog, que dá conta das reclamações de um consumidor que não faz como muitos que deixam passar tudo. Ele reclama se assim achar que o deve fazer e, como consumidor que é, pretende ser atendido e tratado com respeito e consideração. Leiam... E se quiserem sigam o link e vejam as outras histórias que ele lá relata.


TMN – Penúltimo episódio


"Hoje foi a leitura da sentença do meu processo judicial com a TMN. Na passada terça-feira tinha estado no tribunal para a Audiência de Discussão e Julgamento que demorou uns curtos 5 minutos e me pareceu ter corrido muito bem para o meu lado. Antes da audiência, fui abordado pela advogada da TMN que me tentou convencer a entrar em acordo oferecendo entre outros, a possibilidade de:
  1. Primeiro, pagar a divida em prestações;
  2. Segundo, pagar metade da divida.

Eu não fui em cantigas e recusei qualquer tipo de acordo apesar de ela me tentar a todo o custo convencer de que era pior para mim.

Pois não foi. A decisão judicial saiu em meu favor e falando português correcto, o tribunal mandou a TMN dar uma volta!

A única coisa que vou ter de pagar é a parte da factura de Fevereiro em que o serviço ainda esteve activo e eu não paguei por a factura não estar correcta. E por causa disso considera-se que não ganhei o processo na totalidade. Ao menos já deu para aprender que, mesmo que uma factura venha errada, devemos pagar sempre a parte que entendemos estar correcta.

Agora falta pagar as custas de tribunal. Segundo a decisão judicial e o artigo 446.º do Código de Processo Civil, estas serão pagas “na proporção do decaimento” ou seja, como a TMN me estava a pedir 228,28€ e eu vou ter de pagar 14,43€ relativos ao meio mês de Fevereiro, isto dá uma proporção de 6,32%. Como até hoje as custas foram pagas em 50% por cada uma das partes, aguarda-se o ultimo episódio onde vou exigir a parte das ajudas de custos que paguei a mais, à TMN.

Não se pode facilitar. Somos consumidores, não somos lorpas!!!!"

Como diz o meu mais recente sobrinho: Ah, poix é!


1 comentário:

Unknown disse...

Deviamos todos reclamar.....Mas haja paciência para um processo tao longo....É assim k as operadoras ficam a ganhar...

Valente homem