segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Será que é um bom país?!

Deixo vos aqui um artigo que encontrei relacionado com um pais tantas vezes mencionado neste blog... como sendo um país excelente para viver: Suiça!


"Intolerância contra estrangeiros cresce na Suíça

De acordo com uma pesquisa divulgada em junho de 2006, um terço dos suíços é declaradamente xenófobo. Doudou Diène, relator especial da ONU para o racismo, afirmou recentemente que o racismo é uma grave questão na Suíça, principalmente porque as autoridades locais não acreditam que o problema seja sério.

Segundo organizações de direitos humanos, a Suíça registrou 113 casos de violência relacionadas ao racismo em 2007, 30% a mais que em 2006. Segundo analistas, isso explica o crescimento do ultradireitista Partido do Povo Suíço (SVP), o mais votado nas eleições de 2007, com 29% dos votos.

Na ocasião, o partido propôs expulsar estrangeiros e proibir que meninas muçulmanas usassem véus. Nos últimos anos, o SVP ganhou espaço com propagandas racistas. Em uma delas, ovelhas brancas chutam para fora da Suíça ovelhas negras. Em outra, o partido afirma que o aumento da criminalidade na Suíça ocorreu por causa da imigração.

Em 2007, o partido conseguiu aprovar uma nova lei de naturalização que submete a aprovação da nacionalidade suíça a uma votação secreta feita pela comunidade onde vive o estrangeiro. A Suíça tem a maior população de imigrantes da Europa. Cerca de 1,5 milhão de pessoas, o equivalente a 25% da população, é de imigrantes."

Agora também vos deixo uma pergunta.... Será a Suiça um país civilizado?! A Suiça poderá ser comparada aos paises de que continente?!

10 comentários:

Dani girl disse...

Definitivamente, sim! Não por essa razão mas por uma enorme lista de muitas outras.

Dani girl disse...

Comentário do meu irmão que está na Suíça desde o ano passado: "Se fores a Lisboa perguntar a um moçambicano se Portugal é um país civilizado e se ele sente o racismo, ele provavelmente vai dizer que não é um país civilizado e que sente bastante o racismo só que para viver é melhor que Moçambique... Na minha opinião aqui é o mesmo em relação ao racismo mas não tenho do que me queixar do país até ao momento."

Dani girl disse...

Este é um comentário da Susana. Ela e o marido já vivem na Suíça há tempo suficiente para saberem do que falam. O seu filhote já nasceu lá.

À parte: Se por acaso quiserem o contacto do meu irmão ou da Susana para confirmação da opinião, terei todo o gosto em facultar. Eles só não colocaram aqui os seus comentários por ser necessário efectuar registo.

"Oi. Chamo-me Susana e ha 7 anos que vivo na Suiça (Murten-Fribourg). Eu adoro viver ca e nao penso ir definitivamente para Portugal. Para mim ca nao ha tanto racismo e violencia como Portugal. Ha milhares de imigrantes de todas as nacionalidades e nao ha nem metade da violencia de Portugal. É so comparar pelo telejornal de Portugal e Suiça. Obrigada."

Ricardo disse...

Só uma pequena nota, racismo é diferente de xenofobia!

Portugal até pode ser racista, mas como tu dizeste não existem dados sobre isso... mas ser xenofobo é completamente diferente!

E muita da violencia que ouves em noticiarios Portugueses não é contra estrangeiros especificamente mas violencia em geral! COisas que são muito diferentes.

Cumps,

Dani girl disse...

Sim, claro.

Mas vai ao post seguinte e vê que o Organismo mencionado trata de fenómenos racistas e xenófobos, é intrínseco ao próprio nome. E referem que em Portugal não há dados, tanto para um fenómeno como para outro. Na maioria das vezes são analisados em conjunto.

Basta ver no teu próprio post que a notícia fala de racismo e xenofobia quase como semelhantes.

Diz que "um terço dos suíços é declaradamente xenófobo" e daí "o racismo é uma grave questão na Suíça". Além disso, refere que o relator é designado como "relator especial da ONU para o racismo".

Por isso, não sei ao certo onde consideram que um conceito acaba e o outro começa na notícia que nos mostraste.

Dani girl disse...

Aliás... Devo dizer uma coisa... 25% da população são imigrantes. É 1/4 de toda a população a viver na Suíça. Não podem ser assim tão mal-tratados ou então essa percentagem seria bem mais baixa. Mas isto, digo eu... É apenas a minha opinião.

Mas como pudeste também ver pelo comentário da Susana, que está lá há 7 anos, não sente esse problema como tão grave como relatado na notícia.

E ainda assim, um único parâmetro avaliado não é minimamente suficiente para colocares em questão se a Suíça é um país civilizado.

SÃOZINHA disse...

Boa noite.Eu sou da mesma opiniao da minha irma susana.Estou na suica ha menos tempo que a minha irma e nunca vi actos de violencia e de racismo ca, em comparacao a Portugal.Aqui sinto-me mais segura e sem medo de sair de casa,enquanto que em Portugal com o que se ouvia e se via no telejornal tinha medo mesmo de dia de sair á rua.Muito obrigada

Dani girl disse...

Isto sim, são comentários de pessoas que viveram as duas realidades. Sem grande margem para "imaginações e ilusões" como tantas vezes me disseram a que estava sujeita quando falo que há algo bem melhor do que isto que por cá encontramos.

São sempre opiniões, com certeza, mas baseadas em factos e vivências pessoais nos dois países.

Obrigada Sãozinha por te registares para deixar também o teu comentário. Beijinhos.

cipereira disse...

Eu nunca vi nada parecido com racismo na Suiça, nunca fui tratada de forma diferente por ser estrangeira. Aliás, para dizer a verdade, até fui, mas para melhor! Pois ao aperceberem-se que eu não era Suíça queriam agradar e deixar boa impressão!
Agora cá, já não posso dizer o mesmo... Não em relação a mim, claro, mas aos imigrantes que cá estão!

Agora um pequeno aparte... Qual a fonte deste texto? Qual a credibilidade destes valores? Não querendo parecer a outra (Manuela Ferreira Leite), eu não confio muito em pesquisas e estatísticas... Isso tem muito que se lhe diga!
Já que "tocaste" no SVP, deixa que te diga que a maior "bandeira" deles, baseia-se na esmagadora percentagem de estrangeiros que enchem as prisões na Suíça! (Também há Suíços, claro.). E com isto querias o quê de um partido de direita?!
Quanto ao proibir as muçulmanas de usarem os véus, não foi nada que em França não tivessem já tentado... E ainda te digo mais: em Roma, sê Romano! Se uma pessoa opta por deixar o país onde está em busca de melhores condições de vida, tem de se adaptar ao local para onde vai! Não vão estar à espera de encontrar o país que deixaram, pois não?! Para isso nem sequer tinham saído!

Dani girl disse...

E já repararam bem nas estatísticas? Nos dados? 113 casos quando existem 1,5 milhão de estrangeiros.

Obviamente que se deseja ter zero casos, seja em que país for, mas isso parece-me um objectivo inatingível.

O quadro aqui pintado, como grave e preocupante, não me parece estar em concordância com os valores referidos.