sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Em Roma, sê Romano!

A questão que a Cláudia colocou num comentário ao post "Será que é um bom país?!" tem toda a pertinência.

O meu professor de físico-química (homem sábio e de um bom senso e civismo inigualáveis) costumava, durante uns minutos da aula, contar-nos umas histórias que ele considerava (e bem!) serem benéficas para a nossa formação. Não em Física ou em Química mas Cívica.

Recordo-me sempre de uma história que ele contou. Os alemães não têm o hábito de cuspir para o chão. Mais do que isso, abominam esse acto. Ora vindo cá e vendo que é prática comum, não gostam disso. Mas nesta situação estão num país que não é o deles e, por isso, não têm "autoridade". Agora... Se estão na Alemanha e vêm estrangeiros a fazer isso, como acham que se devem sentir? Deverão calar e aceitar? Eles estão no país deles! O país e sociedade que ELES construíram. Ninguém gosta que outros sejam desrespeitosos na sua própria casa.

Na Suíça vi ruas limpíssimas e eis quando no passeio que fizemos, vejo 2 maços de tabaco no chão. Sabem o que eu pensei? "Foi algum português." Reformulo agora, foi algum estrangeiro. É que, tendo em conta a formação dos suíços e civismo, atirar papéis para o chão na via pública (ora, pública significa que é de TODOS) é para eles uma situação inaceitável.

E outra coisa que me surpreendeu... Vimos uns grafittis na parede (não no sentido de imagens artísticas mas aquelas "tags" mesmo). Disseram-nos que a polícia vai lá e tira fotos, regista o acontecimento. Quando algum daqueles "artistas" é apanhado, vai ser responsabilizado por TODOS os grafittis que já andou a espalhar em outras ocasiões. Afinal de contas, ele assina! Achei que fazia o maior sentido mas é uma realidade que não conheço cá.

O André ainda me disse que é provável que a polícia cá também siga o mesmo procedimento. Aqui peço, a quem souber se assim é, que partilhe connosco. Gostava de os poder felicitar por fazerem um trabalho de jeito.

Realmente, amor... Tens razão. Eu escrevo muito... Lol

Sem comentários: