quarta-feira, 18 de março de 2009

Ainda segundo o Eurostat em finais de 2008...

"Portugal tem poder de compra mais baixo da Zona Euro

Portugal continuou abaixo da média da UE, em 2007, e a descer desde 2005

2008-12-12
VIRGÍNIA ALVES *

Portugal é o país com menor poder de compra dos 15 países da Zona Euro e, de acordo com os valores apresentados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, relativos a 2007, tem vindo a descer desde 2005.

No universo total de 37 países avaliados, Portugal fica-se pelo 22.º lugar, no que diz respeito ao poder de compra. Segundo dados ontem divulgados pelo INE, Portugal também perdeu poder de compra, entre 2005 e 2007, relativamente à média dos 27 estados da União Europeia (UE).

Os indicadores dão conta que, em Portugal, o Produto Interno Bruto (PIB) "per capita", expresso em paridades de poder de compra (PPC), foi de 76,2% da média da União Europeia em 2007.

Estas estimativas do INE são feitas com base na informação do Eurostat (gabinete de estatísticas da União Europeia). Os cálculos do Eurostat, por sua vez, são feitos tendo por referência as estimativas da paridade de poder de compra (PPC), uma moeda artificial que tem em consideração os níveis de preços domésticos e as taxas de câmbio, o que permite comparar alguns indicadores económicos.

O mesmo documento do INE recorda que, em 2006, o poder de compra nacional correspondia a 76,4% da média na UE e, no ano anterior, esse valor era de 76,9%.

Deste modo, verifica-se que a média de 2007 (76,2%) representou uma segunda queda consecutiva do poder de compra dos portugueses face aos seus parceiros europeus.

Os únicos países da União Europeia com poder de compra mais baixo do que Portugal são Malta, Eslovénia, Chipre e Grécia. Espanha está 6% acima da média europeia.

Alargando a avaliação além da Zona Euro, o Eurostat analisa os mesmos indicadores de 37 países, com o objectivo de estabelecer a riqueza "real" desses países.

Na maioria dos 37 países analisados verificou-se um aumento do poder de compra em 24 deles, enquanto que em 13 foi registada uma descida. Portugal ocupa o 22.º lugar nessa lista mais abrangente, liderada pelo Luxemburgo, onde o poder de compra (266,6%) é mais de duas vezes superior à média europeia. São 16 os países que estão acima da média europeia, dos quais dez são da Zona Euro.

Apresentados os resultados, o INE adverte que estes "devem ser analisados com alguma prudência, devido a limitações de ordem metodológica e a deficiências de homogeneidade que ocorram eventualmente na informação de base.

* COM AGÊNCIAS"

Sem comentários: