quinta-feira, 26 de março de 2009

Boa notícia para muito boa gente a passar por grandes apertos...

"Casa: desempregados podem pagar menos 500 euros

Moratória aprovada pelo Governo reduz mensalidade até 50% durante dois anos
O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros a criação, com as instituições financeiras, de uma moratória nas prestações de crédito à habitação.

Esta moratória poderá prolongar-se por dois anos e pode ser requerida até ao fim de 2009. Durante este período, as famílias com desempregados há pelo menos três meses (e inscritos nos centros de emprego) beneficiam de uma redução de 50% na prestação da casa, até um limite máximo de 500 euros.

A medida tinha sido anunciada pelo primeiro-ministro no último debate quinzenal na Assembleia da República e visa «ajudar alguns portugueses, particularmente afectados pela crise, a manterem o seu património habitacional», proporcionando-lhes «condições financeiras bem mais favoráveis», explicou o ministro de Estado e das Finanças, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.

O Estado, através de uma linha de crédito específica, financiará o custo decorrente desta alteração, a uma taxa de juro que será a Euribor deduzida de 0,5%. Além disso, não será cobrado qualquer spread.

Provedor do crédito e apoio a idosos também aprovados

Na mesma reunião do Conselho de Ministros foram ainda aprovadas outras medidas, anunciadas na mesma altura por José Sócrates, como a criação de um Provedor do Crédito. Uma medida que «vai apoiar e mediar a relação do consumidor com os bancos e que pode fazer recomendações para melhorar o funcionamento do sistema de crédito», explicou o ministro.

Também aprovado foi o apoio à compra de medicamentos por idosos. A comparticipação estatal sobe, no escalão A de 95 para 100%, no escalão B, de 84 para 100%, no C de 52 para 67% e no D de 30 para 45%.

Também presente na mesma conferência de imprensa, a ministra da Saúde, Ana Jorge, considerou que esta medida «vai aliviar a comparticipação dos pensionistas e continuar a facilitar e incentivar a prescrição dos genéricos»."



Espera-se agora é que esta medida seja usada para ajudar aqueles que realmente estão em necessidade e não haja (como habitualmente) a actuação dos "malabaristas" que contornam os procedimentos e objectivos das medidas para se darem bem sem o precisarem...

9 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom o post, muito boa medida de facto pois ha mts familias com apertos e ira favorecer sem duvida essas familias.
No entanto Dani qt ao comentario do esperemos ke seja pa que realmente precisa, pa malabarismos todos fazemos: pomos o carro em nome do pai pa pagar menos seguro; pomos mais facturas po IRS do ke as realmente fizemos pa recebr mais e todo o tipo de malabarismos; qd vemos uma opurtunidade de pagar menos ou receberes mais n a perdems, agr todos tem graus diferentes de malabarismos, mas a verdade simples e que todos nos aki deste blog fizemos e fazemos algo pa contornar a lei.
Agora como tudo ha limites, mas paga o justo pelo pecador seja em que pais for seja em que situacao for seja de que extracto social for e ke educacao tenha, e a mais basica lei da sobrevivencia de todos os animais e isso acontece keres tejas em situacao precaria e precises mm ou sejas bastante avastado, foges smp ao que podes, e mm o pekenino que obrigado a pagar smp tudo foge smp de algum modo, pode razoes diferentes os dois grupos de pessoas mas todas fazem o mm.

Beijinhos

Dani girl disse...

Pois quanto a isso posso-te responder: "os que fazem". Nem todos são adeptos do "malabarismo". E há muita gente com a verdadeira noção do que é ser responsável socialmente. Isso posso garantir-te. O pior mesmo é que são exactamente esses os que se lixam à conta de os outros fazerem porque veem todos fazerem igual e acharem que isso se justifica.

Mas cada um faz como achar melhor...

Hercules disse...

Ja li esta noticia ha ja algum tempo...Hoje li outra noticia na agencia financeira, que a PT reduz em 50% as facturas mensais das pessoas que estiverem sem emprego ha mais de 3 meses...

Tudo isto sao boas noticias, e nos, caso estejamos desempregados, temos a liberdade de aderir ou nao a elas...Fico e muito triste, de ver na agencia financeira muitos comentarios ofensivos a estas Leis...O que e k ker o povo afinal? Ganhar o Euromilhoes...tb eu...

Acerca das fugas, todos nos fazemos fugas...Dou so um exemplo k todos nos, aki do nosso grupinho fazemos....Fazemos downloads de filmes, series, musica....E nao pagamos impostos sobre nada disto....

Beijinhos

Anónimo disse...

N pagamos imposto nem mt menos pagamos o producto no downloads, e isso amiga e fuga ao fisco, e ilegal e tudo akilo que contestas. Mas se pensares bem ha mais coisas que de certeza tb foges,nao e so a pirataria. Quando queres comprar coisas que fora sao mais baratas e pedir a alguem pa trazer isso e fugir aos impostos tb, pois nao passa pela alfandega n paga impostos. Isto sao pequenas coisas mas como ves todos nos fazemos isso, logo todos nos fazemos malabarismos pa pagar menos de uma maneira ou de outra.

Beijinhos

Dani girl disse...

Desculpa?! Deves estar a confundir... A única coisa que não irei pagar é o transporte porque os impostos são pagos no país onde compro a mercadoria. Ou o Reino Unido já não pertence à União Europeia?

Hercules disse...

Foges sim...

No UK o IVA sao 15%, em Portugal sao 20%...Tas a fugir em 5%...

E quanto a downloads? Nao e fugir?

Ba dani, todos fugimos...nao es so tu...Eu tb kuando posso fujo..

Anónimo disse...

e os downloads??


mas qt a isso sabes ke primeiro pagas um IVA menor (uk e menor ke o teu pais e meu pais) segundo n pagas as taxas de exportacao nao e so o transporte, sabes ke se paga por deixar sair do pais e entra n sabes? dai n poder vir com uma mal xeia de produtos ingleses pa portugal por exmplo, Dani n e pessoal so te tou a mostrar ke fazes as mm coisas ke tt criticas, pode n ser em escala de bilioes mas fazes.

Dani girl disse...

Não percebi essa do "fujo em 5%"? A que propósito?! Eu já encomendei coisas da Holanda e paguei o preço que estava na página mais o transporte. Nada mais. Onde é que vocês foram buscar essa suposta lei? Gostaria de ler...

Sim, sim... Sou uma corrompida. E faço coisas que critico, sempre. Constantemente. Mas sou uma hipócrita uma vez que estou sempre a criticar.

Vou ver se mudo de ares para tentar salvar a minha alma...

Anónimo disse...

Bem Dani ngm te atacou pessoalmente simplesmete tavamos a mostrar que sim de facto fazes coisa ilegais tb, e tt coisa e n refereistes os downloads por exmplo, tornas-te sarcastica simplemente.

Dani tem calma conosco, com Ricardo e com todos os que te fazem ver que sim tb fazes o mm, e n leves como ataque pessoais que nao sao , mas apenas amigos a ter uma conversa e a fazer-te ver coisas ke te recusas a ver ou admitir.

Quanto ao mudares de ares sabes bem que axo mt bem essa ideia mas n pelos motivos ke invocas.

Paz.

Andreia