sexta-feira, 6 de março de 2009

A crise e os lucros... De alguns iluminados!

Alguma alma caridosa me consegue explicar a lógica dos dados apresentados nas notícias abaixo? Estamos em crise, há famílias a passar por imensas dificuldades (inclusivé fome) e estes excelentíssimos pi**** vêm apresentar resultados excepcionais.

Especialmente a Galp... Absolutamente NOJENTO! Andam a roubar-nos TODOS os dias e a fazer investimentos em força em Espanha e Brasil e ainda apresentam lucros deste nível? Andam sempre a justificar a NECESSIDADE do aumento dos preços dos combustíveis com a oscilação do preço do petróleo e, ainda assim, apresentam estes resultados?!

Por favor, alguém me explique porque eu não consigo perceber...
_________________________________________________________________

Lucros de 1.092 milhões

Quiosque: «EDP consegue maiores lucros de sempre» (DE)

«EDP consegue maiores lucros de sempre em Portugal» é o título do «Diário Económico».Lucros de 1.092 milhões são um record em Portugal. Até hoje, só a própria EDP atingira mil milhões em 2005.

_________________________________________________________

Venda de défice foi feita com CGD, BCP e BES

António Mexia: «Temos uma situação muitíssimo confortável»

Presidente da EDP diz que liquidez é de 5 mil milhões de eurosA EDP tem uma posição actual de liquidez de 5 mil milhões de euros , revelou o presidente executivo na apresentação dos resultados de 2008 aos jornalistas.

«Estamos totalmente tranquilos. Temos uma situação muitíssimo confortável», referiu António Mexia.

A eléctrica realizou uma emissão de obrigação no passado mês de Fevereiro de mil milhões, um empréstimo com o Banco Europeu de Investimento (BEI) de 200 milhões e anunciou esta quinta-feira a transmissão do direito a receber o défice tarifário (1,2 mil milhões).

A venda do défice foi «tratada com a CGD, BCP e BES». A EDP fechou ainda uma linha de credito revolving de 1,6 mil milhões.

Com estas condições, para Mexia, as disponibilidades «mudam radicalmente». Refira-se que a empresa tem um plano de investimento de 3 mil milhões de euros por ano até 2012, ou seja, 12 mil milhões em quatro anos.

Preparados para a conjuntura

Sobre os resultados, o responsável mostra-se também satisfeito. «São inequivocamente os melhores de sempre», afirmou, sublinhando que 50% dos mesmos resultam da presença da EDP fora de Portugal.

Mexia garante que «estão preparados para um ambiente macroeconómico diferente e que para isso foi necessária uma visão de longo prazo».

«Todos os objectivos foram ultrapassados», realçou.

Dividendo sobe para 14 centimos

Relativamente à distribuição de dividendos, esta vai ser feita como prevista. «Será de 14 cêntimos, o que significa mais 1,5 cêntimos. Temos todas as condições para continuar a aumentar o dividendo ao ritmo proposto (mais 12%)», disse.

Sobre a posição da EDP em empresas cotadas como a Soanecom e BCP, cujas perdas têm sido significados, Mexia mostrou-se decidido em mantê-las por agora. «Qualquer alteração terá que ter um enquadramento diferente. Quanto ao BCP, gostamos de respeitar parcerias e faz sentido que as decisões sejam tomadas em momentos oportunos. O que não é o caso».

Questionado sobre se a eléctrica poderia estar interessada em comprar os activos que a espanhola Gas Natural vai ter que vender para comprar a Unión Fenosa, o seu presidente executivo respondeu que, apesar de essa decisão não estar tomada, estar neste momento a adquirir novas centrais de ciclo combinado «não faz sentido» até porque a prioridade é o «crescimento orgânico».

_______________________________________________

Petrolífera ganhou mais 14% em 2008 que em 2007

PCP quer ouvir presidente da Galp para explicar lucros

Ganhos são um «escândalo» face às dificuldades em que vivem os portugueses

O PCP vai requerer a audição parlamentar, com urgência, do presidente da Galp, Ferreira de Oliveira, para explicar os preços dos combustíveis praticados no ano passado, a par com os lucros registados pela petrolífera, em 2008.

Em declarações aos jornalistas, no Parlamento, o deputado do PCP Agostinho Lopes justificou o pedido para que Ferreira de Oliveira seja ouvido na Comissão de Assuntos Económicos com os resultados da Galp Energia em 2008 que foram divulgados na quarta-feira, refere a Lusa.

Segundo o deputado do PCP, perante os lucros da empresa o presidente executivo da Galp Energia tem de explicar «por que razão é que os preços da gasolina, do gasóleo, mas também do gás natural, não acompanharam a descida do preço do petróleo» no ano passado.

De acordo com Agostinho Lopes, os resultados da Galp Energia em 2008 suportam «a possibilidade, há muito defendida pelo grupo parlamentar do PCP, de redução da factura energética, particularmente significativa num momento de crise como este».

Governo deve impor preços administrativamente

«Julgamos há muito tempo que o Governo deveria ter imposto administrativamente preços aos combustíveis e também ao gás natural», recordou o comunista.

O deputado do PCP assinalou que os lucros da Galp Energia registaram em 2008 «um aumento de 14 por cento relativamente a 2007 e um aumento de quase 200 por cento no quarto trimestre relativamente ao trimestre homólogo de 2007».

Segundo Agostinho Lopes, isso comprova «que a Galp e as outras petrolíferas não estavam a fazer o ajustamento dos preços dos combustíveis à velocidade necessária em função da descida do preço do petróleo».

O deputado do PCP qualificou de «escândalo» a diferença «entre estes resultados e as dificuldades que vivem milhares de portugueses e milhares de pequenas empresas portuguesas».


_____________________________________________________________________________

Em 2008

Galp triplicou lucros no 4º trimestre para 125 milhões

Dividendos mantêm-se nos 32 cêntimos

Os lucros da Galp Energia no 4º trimestre quase que triplicaram para os 125 milhões de euros, o que representou um aumento na ordem dos 200%.

Já os resultados nos 12 meses do ano atingiram os 478 milhões de euros, uma subida de 14,2% em relação ao período homólogo.

Os lucros da Galp Energia no 4º trimestre quase que triplicaram para os 125 milhões de euros, o que representou um aumento na ordem de 198,8 por cento.

Os dividendos vão manter-se: ou seja, nos 32 cêntimos por acção. «O conselho de administração decidiu esta manhã que, não obstante os resultados, manter a distribuição dos dividendos. Decidimos não aumentar tendo em conta o plano de investimentos que temos pela frente», disse o presidente da petrolífera, Ferreira de Oliveira, em conferência de imprensa, esta quarta-feira.

Já os resultados nos 12 meses do ano de 2008 atingiram os 478 milhões de euros, uma subida de 14,2% em relação ao período homólogo.

O EBITDA do total do ano subiu 9,4% para 975 milhões de euros, enquanto as vendas subiram 20% para 15.086 milhões de euros.

O resultado operacional em IFRS do ano de 2008 foi de 167 milhões de euros, 82,1% inferior ao do período homólogo, consequência do efeito stock.

A Galp avança ainda que a produção working interest de crude nos 15,1 mil barris diários, menos 11,5% que em igual período de 2007, embora o quarto trimestre tenha ficado em linha com o quarto trimestre de 2007.

Custos com pessoal sobem 4%

Os custos operacionais dos doze meses de 2008 foram de 14.698 milhões, mais 28,7% do que no período homólogo.

Já os custos com pessoal subiram 3,8% para 292 milhões de euros. Só neste trimestre, este tópico registou uma valorização de 2% para os 86 milhões de euros, ou menos 6,3% se excluírem o efeito da Agip.

Nas vendas de gás natural, a petrolífera registou uma subida de 4,8% em relação a 2007 para um total de 5.638 milhões de metros cúbicos, com o sector eléctrico a dar o maior contributo para este aumento.

A empresa informou ainda que em 2008 apostou num aumento do investimento para os 1.560 milhões de euros, cerca de três vezes superior ao de 2007, com 80%do total a ser canalizado para o segmento de refinação e distribuição.

No final de Dezembro de 2008 a Galp Energia tinha 7.817 colaboradores, 3.918 dos quais nas estações de serviço.

As acções da petrolífera fecharam a recuar 0,71% para 8,40 euros.

1 comentário:

Unknown disse...

Enfim nao ha palavras....

Mas nao ha nada a fazer, o livre mercado global permite isto e estas empresas nao tem k dar satisfacoes de nada....

Por esta anarquia de regras e k o mundo esta como esta...agora pensa-se em mudar....talvez tarde demais...

Vamos la ver se o mundo muda...Esperemos todos bem k sim...