sábado, 24 de janeiro de 2009

Código da Estrada

O código da estrada é composto por inúmeras regras e eu pergunto: Será que todos cumprimos na totalidade o dito código?

Se as regras existem por algum motivo é, e quando não são respeitadas será que não podemos considerar essas pessoas tremendamente irresponsávéis e inconscientes?

Quem é que nunca passou um vermelho num semáforo (já nem falo em amarelo), quem é que nunca pisou uma linha continua, quem é que nunca andou em excesso de velocidade, quem é que nunca estacionou mal o carro, quem é que nunca saiu de um shopping de noite com os faróis desligados,quem é que nunca fez uma manobra sem dar o respectivo sinal, para além de inúmeras outras coisas...

Não devemos ser cegos ao ponto de achar que só os outros comentem irregularidades, eu próprio já desrespeitei o código da estrada.

O risco de acidente é grande em muitas situações e não só na situação relatada num post anterior...

O risco era grande, concordo, mas se calhar muitas vezes fazemos coisas iguais e nem damos por ela... e será que somos todos irresponsáveis e inconscientes?!

27 comentários:

Unknown disse...

Ei pá o Ricardo eu ja fiz isso tudo....inspiraste-te em mim foi? lol..

Bem, na minha humilde opiniao, axo k os Portugueses sao um Povo excepcionalmente inteligente e desenrascado e também desleixado...

Claro k a parte do desleixado cabe-nos a todos e faz com k tenhamos mts coisas mas no nosso pais....

Mas tambem temos mt coisas boas como o Nuno referiu...

A unica coisa k digo, por experiencia propria é k todos os povos sao assim, tem coisas más e boas...

Sou Portugues e tenho mt orgulho nisso....sei k nao é um pais perfeito...nao o melhor do mundo obviamente...Mas vamos ser honestos...Quantos paises estao melhores k nos? 20/30? Kuantos estao piores 180/200...

Tenhu dito...

Dani girl disse...

Excelentes argumentos, sim senhor... (Ironia)

Dani girl disse...

Só para esclarecer porque também suscitou dúvida ao André, este meu último comentário, foi ao post do Ricardo. Não um comentário ao comentário do Roberto. Simplesmente considero que o Ricardo argumentou com bogalhos quando se falava de alhos. E isso, sempre ouvi ouvi dizer, não se mistura.

Ricardo disse...

Não Daniela, não misturei... tu apenas usaste o termo "altamente irresponsaveis e inconscientes" a esses condutores e eu pergunto se tu nunca fizeste nada igual, parecido ou ainda pior?

Se vires o código da estrada existem tão ou mais graves que essa que eu aposto que tu já desrespeitaste e é por isso que também és altamente inconsciente e irresponsável?

Fica a pergunta...

Dani girl disse...

Misturaste com certeza. Eu não cumpro o código da estrada ao mínimo rigor. Ninguém o faz, nem acho que seja possível. Mas é preciso ter o bom senso de ver aquilo que é realmente grave e que põe OUTRAS pessoas em perigo. Se alguém quiser andar a 200Km/h numa estrada e espetar-se contra um poste, eu quero lá saber. Cada um deve ser responsável pelos seus actos e suas decisões mas não coloque a vida de outros em risco por más decisões ou inconsciências.
Eu acho uma tremenda falta de responsabilidade em dia de nevoeiro intenso, com visibilidade de apenas dezenas de metros, circularem tantos carros em auto-estrada sem os faróis ligados. Acho! Agora processa-me.

E fica a pergunta... Tu circulaste com os faróis desligados nesse dia, foi?

Ricardo disse...

E ir a mais de 160km/h? Conduzir sob efeito de alcool??

Claro que não te vou processar afinal de contas um blog é para partilhar e debater opiniões que é o que estamos a fazer! Tu tens a tua e eu tenho a minha...

Eu não sou nenhum santo e já desrespeitei muitas regras do código da estrada... nesse dia tinha os farois ligados e também vi carros com eles desligados mas não tenho o direito de os julgar nem fazer juizos de valor... como dizia o outro senhor, quem nunca tenha pecado que atire a primeira pedra (ou alguma coisa deste genero lol)

Dani girl disse...

E é por essas e outras atitudes que tudo se continua a fazer igual. Tudo o que está errado, continua errado. E eu... que sou muito violenta e julgo muito os outros... se por acaso algum palhaço desses desrespeita o suficiente as regras e vem bater no meu carro e me magoa, corre o risco de levar uma porrada de todo o tamanho. Porque a minha vida, só eu tenho o direito de a colocar em risco. E muitos religiosos nem isto podem dizer.

Ricardo disse...

Como é que avalias o que é realmente grave?
O que para ti é grave para outros pode não ser e o contrario também sucede, e é aí que entra o código da estrada para mediar isso!
Só através do código da estrada podemos dizer o que é grave e o que não é...
Vê a lista de contra ordenações graves e muito graves e vê se não cometes nada do que está lá...

Ricardo disse...

Tu quando andas no teu carro não é só a ti que colocas em perigo... a estrada (provavelmente não é este o termo mas todos percebem) tem vários intervenientes! Tu quando andas a 160 numa auto-estrada... ou conduzes sob efeito de alcool não podes dizer que só estás a colocar a tua vida em perigo...

Dani girl disse...

Oh, Ricardo... Segundo o que dizes, as pessoas nem precisam de cumprir o Código. Quem é que nunca andou a 160km/h? Quem é que nunca deixou o carro mal estacionado? Quem é que nunca pisou linha contínua? Quem é que nunca andou com os faróis desligados em tempo de nevoeiro? Se tanta gente comete tantas infracções, e tantas tão graves, e continuam a ter carta e a conduzir, então também nós o podemos fazer e não precisamos sequer de estudar o Código. Fazemos como entendermos. As regras existem mas não são necessariamente para ser cumpridas, pelo que dizes... É isso? Percebi bem?

Dani girl disse...

Mas quem te disse que eu ando a 160Km/h em qualquer estrada? E que ando por aí a pôr a minha vida em perigo? É verdade que não é perfeita mas eu ainda quero chegar aos 30 a ver se realmente vou começar a viver nessa altura.

Ricardo disse...

Não.. não é nada disso!
O que eu disse é que então todos somos altamente irresponsaveis e inconscientes segundo o teu ponto de vista! Claro que as regras são para cumprir, se leres o meu post eu nunca disse que as regras não eram para cumprir.
Eu apenas te estava a dizer que ao chamares inconscientes e irreponsaveis às outras pessoas também estavas a chamar isso a ti própria, porque também tu (e todos nós) cometemos contra ordenações graves e às vezes muito graves.
Foi isso que eu quis dizer no meu post e por isso a pergunta no fim...
Todos erramos, temos é que ter o discernimento de não acusar os outros quando muitas vezes fazemos igual... daí o ditado "faz o que eu digo não faças o que eu faço"
Eu não me considero uma pessoa irresponsável e inconsciente apesar de por vezes desrespeitar as regras... mas isso todos alguma vez na nossa vida o fizemos!

Dani girl disse...

Então fala por ti...

Ricardo disse...

Se nos regermos pelo código da estrada...
Ir a mais 160 numa autoestrada é considerado uma contra-ordenação muito grave!
O que quero que dizer com isto... é que todos cometemos essas irregularidades, mas não te considero a ti, uma irresponsavel nem nada que se pareça! Eu apenas não acho justo estares a julgar pessoas pelo facto que tu relataste! É grave, tens razão... mas não julgues as pessoas como julgaste! Eu apenas discordo dos termos que usaste para "classificar" esses condutores.

Dani girl disse...

Como é que queres que lhes chame? Eu tenho já uma lista de nomes que costumo usar...

Ricardo disse...

Claro que falo por mim... É a minha opinião!

Dani girl disse...

Hum... Um ou outro. Mas sempre de forma carinhosa.

Ricardo disse...

Tu podes chamar o que quiseres!
A minha opinião foi a que debati atrás! Todos cometemos contra-ordenações e algumas muito graves!
Se eu seguisse o teu ponto de vista até tu para mim serias uma pessoa irresponsavel e inconsciente, mas não te considero isso!

Dani girl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dani girl disse...

Ai é? E o que me viste fazer para me poderes considerar como tal. Por acaso, orgulho-me de até ser uma pessoa consciente a conduzir. E por isso mesmo, porque eu até cumpro, me irrita profundamente ver tantas manobras e situações perigosas acontecerem tantas vezes e sem necessidade.

Ricardo disse...

Tal como te disse num comentário anterior a única forma de avaliares de forma isenta o que é grave ou não, é avaliares pelo código da estrada.
Assim, cito-te todas contra-ordenações muito graves existentes no código da estrada:

a) A paragem ou o estacionamento nas faixas de rodagem, fora das localidades, a menos de 50 m dos cruzamentos e entroncamentos, curvas ou lombas de visibilidade insuficiente e, ainda, a paragem ou o estacionamento nas faixas de rodagem das auto-estradas ou vias equiparadas;
b) O estacionamento, de noite, nas faixas de rodagem, fora das localidades;
c) A não utilização do sinal de pré-sinalização de perigo, bem como a falta de sinalização de veículo imobilizado por avaria ou acidente, em auto-estradas ou vias equiparadas;
d) A utilização dos máximos de modo a provocar encandeamento;
e) A entrada ou saída das auto-estradas ou vias equiparadas por locais diferentes dos acessos a esses fins destinados;
f) A utilização, em auto-estradas ou vias equiparadas, dos separadores de trânsito ou de aberturas eventualmente neles existentes, bem como o trânsito nas bermas;
g) As infracções previstas na alínea a) do artigo anterior quando praticadas nas auto-estradas, vias equiparadas e vias com mais que uma via de trânsito em cada sentido;
h) As infracções previstas nas alíneas f) e j) do artigo anterior quando praticadas nas auto-estradas ou vias equiparadas;
i) A infracção prevista na alínea b) do artigo anterior, quando o excesso de velocidade for superior a 60 km/h ou a 40 km/h, respectivamente, bem como a infracção prevista na alínea c) do mesmo artigo, quando o excesso de velocidade for superior a 40 km/h ou a 20 km/h, respectivamente e a infracção prevista na alínea d) quando o excesso de velocidade for superior a 40 km/h;
j) A infracção prevista na alínea l) do artigo anterior, quando a taxa de álcool no sangue for igual ou superior a 0,8 g/l e inferior a 1,2 g/l, ou quando o condutor for considerado influenciado pelo álcool em relatório médico;
l) O desrespeito da obrigação de parar imposta por sinal regulamentar dos agentes fiscalizadores ou reguladores do trânsito ou pela luz vermelha de regulação do trânsito;
m) A condução sob influência de substâncias psicotrópicas.
n) O desrespeito pelo sinal de paragem obrigatória nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas;
o) A transposição ou a circulação em desrespeito de uma linha longitudinal contínua delimitadora de sentidos de trânsito ou de uma linha mista com o mesmo significado;
p) A condução de veículo de categoria ou subcategoria para a qual a carta de condução de que o infractor é titular não confere habilitação;
q) O abandono pelo condutor do local do acidente nas circunstâncias referidas no n.º 2 do artigo 89.º.

De acordo com o novo código da estrada se tivesses três contra-ordenações muito graves num espaço de 5 anos ficarias sem carta.

De todas as que te enumerei atrás acho que consegues encontrar uma serie delas que não cumpres ou estou enganado? E se reparares bem, o motivo que te levou a escrever o post nem é referenciado como algo muito grave e não se tratam de opiniões pessoais mas sim do que está escrito na lei.

Com isto não estou a dizer que o que referiste não é grave, mas se leres o mesmo código da estrada considera-se que a visibilidade é reduzida ou insuficiente sempre que o condutor não possa avistar a faixa de rodagem em toda a sua largura numa extensão de, pelo menos, 50 m. Seria uma contra-ordenação grave se as condições de visibilidade fossem inferiores a 50m que não era o caso na altura pelo menos às horas que eu passei. Mas mesmo que tenhas razão e a visibilidade fosse inferior aos tais 50m tu própria já fizeste coisas que são consideradas mais graves pelo mesmo código. Isto tudo não significa que não devessem usar iluminação mesmo tendo visibilidade superior a 50m mas sim que eles não eram obrigados e ficava ao critério de cada condutor usar ou não.

Dani girl disse...

Oh Ricardo, continua a convencer-te daquilo que tu quiseres. Eu considero que além das regras escritas e leis, há sempre uma responsabilidade moral e bom senso que deve ser aplicado. Se tu achas que deves cingir-te apenas às leis escritas, então faz isso. Eu continuarei a considerar muita gente de irresponsável não apenas porque vão contra o que está escrito mas porque acho que há regras que são óbvias e que deviam ser cumpridas, independentemente de elas constarem ou não em leis.

Ricardo disse...

Concordo contigo... mas como dizes trata-se de bom senso e como tal depende de cada um! E quem define o que é obvio ou não? Tu? Eu continuo a achar que não podes chamar de irresponsavel / inconsciente alguem só porque tem uma visão diferente da tua e que se limita a cumprir as regras! Todas as sociedades são geridas, governadas com leis... Não podes pedir a alguem que seja obrigado a fazer algo que não está definido em lado nenhum! Tu fazes por tua vontade, mas não chames de irresponsavel quem não o faz!

Dani girl disse...

Chamo e volto a chamar de cada vez que fizerem algo igual ou semelhante. Algo que eu considere irresponsável.
Se quiseres, fazemos um referendo. A tentar saber quem considera irresponsável circular numa auto-estrada/ via rápida em tempo de chuva e nevoeiro com fraca visibilidade (sim, inferior aos 50m!) sem ter os faróis ligados.

Ricardo disse...

Daniela não estás a perceber...
Eu acho que isso é grave! Mas o condutor não é obrigado a ter os farois acessos... a não ser que tenha visibilidade inferior a 50m! No dia em que referiste tu tinhas visibilidade superior a 50m (e bem superior), o problema é que tu ao entrares numa AE tens que te guiar por um retrovisor que acumula água e dificulta a tua visão, mas isso não tem nada a ver com a visibilidade do outro condutor!
Tens noção do que são 50m numa estrada?

Com esta conversa toda estamos a discutir o que é obrigatório do bom senso. Os condutores não eram obrigados mas o bom senso devia imperar e eles ligarem as luzes! Mas entende que não eram obrigado, segundo a lei em vigor, as ligar os farois!

Dani girl disse...

Ora bem... Isto já parece conversa de malucos... Afinal achas grave.
Pois repara o que refere a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (http://www.ansr.pt/Default.aspx?tabid=135&itemId=293).
"Circulação em médios:
Com chuva, nevoeiro ou neve a visibilidade pode ficar muito reduzida. Nestas condições é essencial ser visto pelos outros condutores e restantes utentes da via pública, pelo que deve circular com os médios. Em caso de nevoeiro deve activar, também, o farol de nevoeiro e ter presente que a circulação em máximos pode, neste caso, representar um risco acrescido, pois transformam o nevoeiro num écran branco que reflecte a luz, reduzindo ainda mais a visibilidade. Para ver melhor deve evitar o embaciamento dos vidros, através da regulação do sistema de aquecimento.

Além destes comportamentos, que devem ser sempre adoptados, há situações que requerem cuidados específicos."

Já chega de conversa. Fica com a tua que eu fico com a minha.
Estou algo cansada de não chegar a conclusão nenhuma contigo.

Ricardo disse...

Daniela se a Policia te mandar parar vai se reger pelo código da estrada e não por um texto da autoridade nacional de prevenção rodoviária! O código da estrada é a lei em Portugal pela qual te deves guiar!

E em relação ao que dizes... "Afinal achas grave"
Deixo-te aqui algumas citações minhas:

"...É grave, tens razão..." - comment no dia 27/01 - 00h41
"...Com isto não estou a dizer que o que referiste não é grave..." - comment no dia 27/01 - 21h44
"...O risco era grande..." - Post intitulado "Código da Estrada"

Como vês eu sempre disse que era grave e não apenas no ultimo! Lê bem os comentários das pessoas antes de dizeres algo assim evitam-se mal entendidos desnecessários!
Eu sempre realcei que era grave... sempre!!!
Parece que depois de tanta conversa tu ainda não percebeste o meu ponto de vista e o porquê de todos os meus comentários!