sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Compras...

Um pouco off-topic mas ainda dentro do assunto...

Uma coisa com a qual já tinha ficado surpreendida na Suíça e ainda mais fiquei em Inglaterra, foram os preços de supermercado.

Ah, e tal... Nos outros países ganham mais mas também é tudo muito mais caro... Porque eles podem pagar. Falso! Completamente falso! Não é TUDO mais caro. Há produtos escandalosamente mais baratos do que em Portugal.

Como não tenho neste momento disponibilidade para fazer tabelas comparativas de preços, deixo aqui sites dos principais supermercados ingleses (Sainsbury's), suíços (Manor e Denner) e portugueses (Continente e Jumbo) para comparação dos preços. Visitem-nos e comparem.

Só a título de exemplo, eu comprei dois desodorizantes em roll-on Sanex na Sainbury's a metade do preço por 0,68£. Preço normal: 1,36£. Ora, isto traduzido para euros (média de 1€ = 0,90£) dá 1,51€ preço normal. O preço promocional será obviamente 0,76€.

No nosso Continente, temos um preço para exactamente o mesmo produto de 2,99€.

Nem quando a libra estava a valer 1,5€ no início de 2007 este produto em específico custava tanto em euros como cá. Com a libra a este valor, o Sanex que custa 1,36£ corresponderia a 2,04€. Ainda assim, abaixo do preço praticado em Portugal. E a diferença de salários num país e outro é BEM grande. Verifiquem os salários mínimos praticados na Europa em 2008. Em Inglaterra é de 1148€, em Portugal está referido como 497€ mas ainda nem lá chegou. Ainda está neste próximo ano de 2009 nos 450€.

E como este produto em específico, há muitos outros, especialmente de higiene, muito baratos. Nós vimos!!! Fora todas as promoções que vão fazendo...

Sim, há coisas mais caras do que cá. Como o caso dos transportes. Mas há também muitas outras, bens do dia-a-dia que são muito mais baratos. E isso no orçamento familiar mensal, faz toda a diferença. Eu fiquei escandalizada com estas comparações.

E se me acham suspeita porque eu não gosto de estar por cá e sempre digo que há outros locais bem mais interessantes para viver do que Portugal, perguntem às outras pessoas que lá estiveram e às que lá estão a viver, qual é a opinião delas...

PS: Notícia de Fevereiro de 2008 conclui que "O custo total de um cesto de compras em Portugal é mais elevado do que em Inglaterra
". Em Fevereiro de 2008, 1 libra estava a valer 1,33€.


1 comentário:

Claudia disse...

Nem me faças lembrar a raiva com que fiquei ao verificar o preço das recargas para a minha escova de dentes eléctrica que paguei por elas em Portugal foi o dobro (12€) do preço que poderia ter pago comprando-as em Inglaterra. Já sabem amigos quando precisarem de alguma coisa que achem que vale a pena comprar cá, tipo o relógio da CK que a Cris quer aqui custa 140£ e aí 250€, digam que eu despacho algumas encomendas e podemos até fazer grandes negócios,LoL.

Dani tens toda a razão naquilo que escreveste no post, é tudo verdade, eu confirmo.

Beijinhos