segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Meus amigos...

Vocês estão enganados se consideram que o facto de eu apontar o que acho mal neste país é pelo prazer de “dizer mal” de Portugal.

Eu nasci aqui. Embora raras foram as vezes em que me senti integrada no país pois sempre considerei que muito deveria ser diferente. Mas por ter nascido cá esperava algo mais de um país que deveria considerar como meu. E ter como comparação locais em que as coisas funcionam bem, não tem de servir para se sentirem ofendidos e logo saírem em defesa de Portugal. Deverá ser visto como uma oportunidade de evoluir. Não limitar as nossas mentes e atitudes ao que sempre conhecemos por ser mais fácil e mais confortável lidar com o “normal acontecer” sem ter de enfrentar a mudança.

Como disse, acho muito bem que apontem as coisas boas que o país tem e terá com certeza várias. Mas uma evolução é sempre bem-vinda se vier para melhorar algo. Não há que ter receio de apontar o que está errado. Ninguém vai retirar-vos o orgulho em ser portugueses por vocês verem o país como ele é realmente.

Dito isto, se vocês quiserem que eu deixe de fazer comparações de Portugal com outros países (reparem que não é sinónimo de “dizer mal”), eu faço outro blog (já estou na onda dos blogs) e escrevo lá tudo aquilo que eu achar deste e de outros países ou whatever I want… E vocês não precisam de ver/ ler. Tudo para vos deixar felizes. ;)

6 comentários:

Magui disse...

Sou uma mera espectadora do vosso blog (influenciada por uma amiga pertencente ao grupo).
Não consegui resistir a deixar o contributo nesta "discussão" saudável...
Penso que está ser confundido o termo "nacionalismo" com "conformismo". Por querermos evoluir, melhorar a nossa situação actual, que não é nada boa em Portugal,não quer dizer que estejamos a virar costas à nação que nos viu nascer! Temos coisas muito boas em Portugal, é verdade, mas não são essas coisas que me alimentam e que me pagam as contas. Gosto de ser Portuguesa e de me afirmar como tal, sempre que viajo ao estranjeiro, mas se tiver que tomar uma atitude de abandonar o meu país para "sobreviver", fa-lo-ei, sem olhar pra trás...e qd estiver fora vou sentir saudades, sei que vou, mas enquanto não tiver as condições necessárias para ter uma vida minimamente confortável, não voltarei!!
Penso que é este o sentimento de todos os emigrantes, que vão embora, não por não gostarem do país, mas para tentar ter uma vida melhor...
Pronto fico por aqui, peço desculpa pela invasão!!

Ricardo disse...

É um prazer debater as tuas ideias... temos pontos de vista diferentes em muitos aspectos mas isso não implica que deixes de escrever no blog!

cipereira disse...

Daniela, o Daniel falou-me deste blogue e não perdi a oportunidade de o vir visitar e ler. Como deves imaginar, o blogue veio "a lume" no meio de uma discussão que começou pelo facto de eu ter dito que estava a fazer de tudo para saír deste país!
Concordo com todos os teus textos, subscrevo cada frase e opinião tua acerca deste país pequenino de gente pequenina.
Continuarei a visitar este cantinho!
Beijinhos

Dani girl disse...

Obrigada pela tua opinião e bem-vinda ao blog!

Acredita que para mim é muito importante saber a opinião de alguém que já esteve fora, conheceu outra realidade, viveu essa realidade e consegue ver como é diferente do que temos por cá. Eu já acredito nisso há algum tempo, embora nunca tenha vivido noutro país e tento partilhar neste espaço essa visão com os meus amigos.

O meu objectivo é ainda este ano poder sair deste Portugal por tantos amado mas por mim nunca adorado. E tenho com certeza as minhas razões para tal.

Pois sabendo que tens o mesmo objectivo, desejo-te toda a sorte do mundo para que possas viver num país decente. Talvez nos encontremos ainda por terras suíças... ;)

Beijinhos!

Saramago de Gaia disse...

Bem acho que o meu silêncio em relação a este assunto já é suficiente e a minha opinião já tinha sido expressada, não aqui (Pq já achava que havia opiniões que eu apoiava e não valia a pena repetir) mas já que o eu nome tb veio à baila ;) cá vai: A minha opinião não é de todo nacionalista, mas se encontrarmos vários obstáculos na vida, será que devemos deixar de lutar pq ela tem sido injusta, ou continuamos a viver, por muitos problemas ou obstáculos que encontremos pelo caminho? A minha visão pelo nosso pais é a mesma, se não formos nós Portugueses a tentar melhora-lo e resolver os problemas que teimam em subsistir, quem o irá fazer? Certamente que não serão uns americanos uns europeus, ou muito menos o nosso querido amigo Chavez. Temos de ser nós a arregaçar as mangas e por muitos larápios e corruptos que existam (assim como também existem em paises chamados de 1º mundo, e muito provavelmente em maior quantidade, pois quando existe mais dinheiro existe sempre mais gente a cobiça-lo.) devemos dar o nosso contributo para melhora-lo. Como também falei com a Claúdia concordo plenamente que neste momento existem mais oportunidades lá fora do que em portugal em diversas áreas, é sem duvida mais fácil arranjar emprego lá fora( ou não depois desta crise que se abateu pelo mundo, nenhum pais pode dizer que ficou imune, tirando os paises das famosas offshores, que por mim não deixam de ser simplesmente o banco dos criminosos, enfim outro assunto, mais complexo) e também não vou dizer que quando acabar o curso não vou trabalhar para fora, porque muito provavelmente é para onde irei, mas sempre com a vontade de regressar ao meu Portugal para tentar dar o meu contributo. Dito isto acho que este assunto já foi por demais debatido, já criou quezilias, que para mim jamais deveriam existir no mundo da amizade e espero que o bom senso prevelaça, pois este blog como muitos outros tem a finalidade de várias pessoas diferentes umas das outras, darem a sua opinião que pode ou não ser a mesma, e temos sempre de respeitar todas elas. Podemos dizer que não é a nossa, e debate-la, mas sempre termos em mente que não é um ataque é uma opinião. Inté a todos!

Ricardo disse...

Tendo sido eu o que mais conflito criou... apoio completamente as ideias do Daniel, mas isso já todos sabiam!!!

Um forte abraço...