quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Estradas

Hoje vinha a conduzir em direcção ao laboratório e dei por mim a circular em zigue-zague. Ora a desviar-me de dezenas de tampas desniveladas, ora a desviar-me dos buracos e rasgos no alcatrão. E lembrei-me da Suíça e do que o Charly me respondeu quando lhe perguntei: "Aqui não há buracos na estrada?".
O Charly é cunhado do meu irmão e nasceu na Suíça. A mãe dele está por lá já há mais de 30 anos. Ele conhece Portugal por vir passar cá férias e fala também português corrente.

Pois muito bem, a resposta que ele me deu foi: "Não, normalmente não encontras buracos. E se houver algum, não estará lá por muito tempo porque logo o vão arranjar." E eu... Wow. Em Portugal é igualzinho mas de forma invertida. Ou seja, normalmente encontras vários buracos e havendo, permanece lá por tempo infindável até se lembrarem de colocar um remendo que dias depois já está estragado novamente.

E ele ainda acrescenta: "Eu sei, lá não é assim... Mas aqui não há essa coisa de colocar alcatrão e logo em seguida vir uma empresa e levantar para colocar cabos, outra para canalização ou que for. Aqui quando se pavimenta, todas as empresas interessadas em colocar algo por baixo da estrada são contactadas para colocar na altura, mesmo que não tenham clientes a ser servidos naquele momento mas que poderão vir a ter mais tarde. Depois pavimentam e não mexem mais, excepto quando forem renovar o alcatrão. Assim, as estradas permanecem sem desníveis, fendas ou buracos."

E eu a pensar... Quando é que virei para cá viver?... ;)

Tentem contar todas as tampas desniveladas que encontram no vosso percurso casa/ trabalho... Já para não referir os esgotos de escoamento de água também desnivelados e cheios de lixo habitualmente.

Sem comentários: