terça-feira, 23 de setembro de 2008

Esclarecimento

Aqui acho que há uma confusão com os conceitos. O tal "normal"...

Eu quero é que essas situações más que existem não se tornem normais. Que esse futuro normal que vocês referiam não inclua estas situações.

Posso arranjar-te um sem número de comentários de pessoas que viveram cá, são portugueses, gostam do seu país e foram para fora e estão extremamente satisfeitas com essa decisão. Porque se sentem como indivíduos que fazem parte de algo que funciona. Um local onde são vistos como pessoas e não apenas trabalhadores contribuintes de impostos (cá poderia chamar-se em muitos casos de "escravos"). Não é utopia. São sociedades bem organizadas em que prevalecem valores de igualdade, honestidade, responsabilidade social. E isso, não vejo cá. E é isso que gostaria que houvesse. Que as pessoas não perdessem tempo com intrigas, falcatruas e esquemas e realmente arranjassem soluções para os problemas. Porque eles existem e são muitos.

Eu aceito opiniões diversas da minha. Não posso é admitir que continues a dizer que este país uma maravilha quando se vê tantos sectores a funcionar mal. Não é funcionar mais ou menos, com oportunidades de melhoria. É a funcionar mal mesmo! Justiça, Saúde, Educação, Reformas, Emprego...

Portugal precisa de mais pessoas com visão mas especialmente com carácter. Dá-se muita relevância às competências técnicas e educacionais mas muito pouca às que fazem das pessoas o que elas são verdadeiramente: competências pessoais e valores morais.


Sem comentários: