quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Governo vai reforçar transparência dos mercados

O ministro das Finanças afirmou hoje que em breve entrarão em vigor medidas para reforçar a capacidade de intervenção das entidades de supervisão, os deveres de informação das instituições, a transparência dos mercados e agravar o quadro sancionatório.

No final do Conselho de Ministros, Teixeira dos Santos adiantou que já está pedida uma reunião com o Conselho Nacional de Supervisão Financeira, que terá lugar no início da próxima semana.

Segundo Teixeira dos Santos, deverão ser adoptadas «medidas que reforcem os deveres de informação das instituições e a transparência dos mercados, designadamente no que se refere aos instrumentos de captação de poupança estruturados (que são comercializados nos mercados financeiros)».

«Queremos medidas que visem dotar os supervisores de mais informação face à exposição a produtos e a mercados de mais elevado risco por parte das instituições cotadas nos nossos mercados, em particular instituições financeiras», disse.
O ministro do Estado e das Finanças adiantou também que deverão ser introduzidas medidas que aumentem «a responsabilização das equipas de gestão pela informação que prestam ao mercado no âmbito dos seus deveres de informação».

«Deverão ainda ser tomadas medidas que visem reforçar o sistema sancionatório aplicável ao sector financeiro e medidas que possam reforçar a acção conjunta dos supervisores», acrescentou.

Diário Digital / Lusa


A funcionar... Excelente!

Sem comentários: