quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O conceito de normal e de aceitável

Ainda a respeito da nossa discussão... Surgiu o argumento de que "o futuro será normal, como sempre foi"...

Normal? A normalidade muitas vezes se dá por conta de uma maioria em comum, sendo anormal aquele que contraria esta maioria. A normalidade também se dá por um resultado padrão ao realizar uma operação com alta probabilidade de se repetir (in Wikipédia).

Eu vejo todos os dias muitas situações que se repetem, insistentemente, que são consideradas normais e encaixam neste conceito mas nem por isso as considero aceitáveis ou correctas.

É normal existir crime, é normal existir corrupção, é normal haver raptos de crianças, é normal haver pedófilos, agora até é normal situações de car-jacking. É este "normal" que pretendemos? Óbvio que não.

É normal todas estas situações existirem, concordo. Mas a sua proporção é dependente da nossa atitude e reacção relativamente às mesmas. Preferia muito honestamente dizer: é raro acontecerem todas as coisas que descrevi acima (e tantas outras) porque todos nos preocupamos e fizemos algo para as combater com eficácia (A eficácia mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objectivo, in Wikipédia). Este "com eficácia" é muito importante em tudo o que fazemos. Não adianta o fazer por fazer... Sem resultados ou, melhor dizendo, sem avaliação dos resultados nunca saberemos os seus efeitos nem os erros que cometemos para que os possamos evitar noutras alturas.

Eu sei que vocês se referem em termos de comportamentos e que toda esta discussão se iniciou a respeito de Morangos com Açúcar e o seu efeito nos jovens e sociedade. Mas acreditem que por mais desligados que estes factores possam parecer, estão todos relacionados. Porque a sociedade nos influencia sempre, assim como nós também a influenciamos.

Assim, quanto mais despreocupados andarmos relativamente ao que se passa à nossa volta e mais normal isso nos parecer, mais essas situações se irão agravar.

Eu sempre deixo a minha declaração ou reclamação de desagrado quando vejo algo que não concordo. Como gostava de fazer mais do que isso...
Still waiting for my chance to change the world... Even if it was just my little world...

A mim deixa-me muito triste passar em frente a uma escola (a várias até como já aconteceu) ou mesmo na rua ou transportes e ver as atitudes das crianças, adolescentes e até adultos. Ver como são desrespeitadoras e mal-educadas. Revoltadas e agressivas. Isto não é uma questão de novas gerações mas sim de má educação. De falta de tempo e muitas vezes de à-vontade e sensibilidade dos pais para falarem com os filhos e lhes passarem bons valores. E de maneira nenhuma considero que a religião deva estar envolvida nestas conversas.
Professores agredidos nas salas de aula e fora dela por aplicarem disciplina? Não falo de os professores baterem ou espancarem os miúdos mas estes devem respeitar a figura dos professores e dos colegas como indivíduos. Não ridicularizarem-nos. Sabem o que vos acontece se disserem alguma coisa a esses miúdos ao chamarem-nos à atenção porque não estão a agir correctamente? Correm o risco de ser insultados ou mesmo que vos batam. Isto se não tiverem nenhuma arma branca e vos espetarem uma faca. Sim, qualquer coisinha é suficiente para justificar actos de violência. E cada vez mais vemos jovens de 12/ 13 anos a agirem desta forma. Eu nem me atrevo a abrir a boca nestes casos.
Ainda não atingiu proporções alarmantes e talvez ainda não tenha nos atingido de forma directa mas é preocupante.

E tudo isto, na minha interpretação, devido a um errado caminho em busca de atenção para si mesmos.

Por isso, não acho que apelidar o futuro de normal seja uma coisa boa ou tranquilizadora do que o mesmo me reserva.

Provavelmente faço parte daqueles que, por contrariarem a normalidade, são anormais. Não contesto. Em muitos aspectos, fico feliz por ser opositora à suposta normalidade.

3 comentários:

Ricardo disse...

Olá...

Deixa-me que discorde da tua ideia! Quando dizes "Eu vejo todos os dias muitas situações que se repetem..." estás a falar de quantas situações? Uma, duas, dez, cinquenta? Em Portugal existem nada mais nada menos que 10.000.000 de habitantes! Axas que são essas coisas que tu vês que são "normais" ("A normalidade muitas vezes se dá por conta de uma maioria em comum, sendo anormal aquele que contraria esta maioria. A normalidade também se dá por um resultado padrão ao realizar uma operação com alta probabilidade de se repetir")? Claro que não...

"É normal existir crime, é normal existir corrupção, é normal haver raptos de crianças, é normal haver pedófilos, agora até é normal situações de car-jacking. É este "normal" que pretendemos?"... Tens razão, até ao ponto em que perguntas se é esse normal que queremos. Essas coisas não são "normais" porque não são a maioria! Esse tipo de situações são poucas quando comparadas com toda a sociedade, e não te podes deixar influenciar só porque agora vês ALGUNS casos desses na TV. O grande problema de muitos portugueses é que exageram as coisas e tu estás a exagerar... corrupção sempre existiu e existirá, crime sempre existiu e existirá... não podemos viver em utopias de mundos perfeitos, mundos onde todos são sinceros e se dão bem uns com os outros...

"é raro acontecerem todas as coisas que descrevi acima (e tantas outras) porque todos nos preocupamos e fizemos algo para as combater com eficácia (A eficácia mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objectivo, in Wikipédia)" - E essas coisas é raro acontecer. Tu já pensaste em quantas coisas positivas acontecem neste pais? NÃO... porque o que é bom não vende, só as manchetes sensacionalistas é que vendem!!!

"Professores agredidos nas salas de aula e fora dela por aplicarem disciplina?" - Tens ideia de quantos professores existem em Portugal? E quantos foram agredidos? Pensa nisso...

Dani girl disse...

Eu deixo que discordes do que tu quiseres.

E devo dizer que num mundo de utopia deves tu viver ao achar que Portugal está tão bem e em tão bom caminho.

Abre um bocadinho os olhos. Nem todos em Portugal têm a tua boa vida. Sem grandes despesas para pagar e a receber salário acima do salário mínimo. É verdade que não tenho estatísticas sobre qual a percentagem de portugueses a receber essa miséria e tentar fazer face a despesas com habitação, alimentação, crianças em idade escolar, etc... mas posso tentar encontrar-te essa informação.

Dos 10 milhões, há 2 milhões considerados pobres. 20%! Isso, para mim é extremamente preocupante. Lamento que não o seja para a maioria.

Eu sei que há muito bons portugueses cá e muita coisa se faz bem. O problema está em serem escassos os exemplos.

E desta vez, tenho tudo dito porque não vou estender-me mais neste tópico. Cada um tem o direito à sua opinião. E muito bom provérbio: Quem não está bem, muda-se. Que é o que tentarei fazer...

Ricardo disse...

Eu não disse que Portugal está bem... eu apenas disse que não podemos exagerar. Portugal como todos os paises e todas as sociedades tem casos muito bons e casos muito maus... O problema é quando só realçamos os maus exemplos!

Vamos dar valor ao que temos de bom em Portugal e tentar melhorar os maus!