sábado, 13 de setembro de 2008

A respeito do Apocalipse em forma miudinha...

Olá a todos

Comecei a escrever um comentário ao comentário do Ricardo, a respeito do post do Nuno mais atrás "Apocalipse em forma miudinha".
Como me estendi bastante no comentário, resolvi colocá-lo em post e assim dar continuação à discussão sobre este assunto. Espero que todos possam dar a vossa opinião e descrever o que vos parece destes pensamentos.

Se repararem, por vezes, alguns posts são editados. Ah, ah, sou administradora! ;) Mas calma, nada de alterações de conteúdo! Sou uma administradora respeitadora. Apenas alterações em formatação e colocação de tags. O Nuno surgiu com uma nova tag: Pensamentos. Sempre que algo vos preocupe, ainda que seja mais abrangente do que este nosso pequeno mundinho, partilhem.

E agora o meu comentário...

Eu concordo com o Nuno e acho que devemos estar realmente preocupados. Não és tu sozinho quem muda as coisas mas sim pequenas comunidades. De amigos, família, vizinhos, etc... E quando tantas dessas comunidades permitem que estas ideias de "imagem acima de tudo" se difundam por aí por um meio tão forte como a televisão (e mais tarde tudo o que ela arrasta em termos de meios de publicidade) então há uma lavagem cerebral às criancinhas. E não me refiro às criancinhas apenas em idade porque actualmente muitos adolescestes e também adultos são desprovidos de qualquer senso de crítica e de capacidade de decidir o que realmente é importante na vida quando confrontados com estes assuntos.

Têm todos receio da rejeição social e um desejo desesperado de aceitação que direcciona as suas acções em função daquilo que esperam dela, ser um "super cool", porque isso é que é muito "in".

"Ai... Um dia o meu papá ainda me vai dar um Mercedes para eu ir para a faculdade... Não porque eu goste do carro, até nem lhe acho muita piada, mas seria "alto estouro". Todos iriam olhar para mim com inveja." E não, isto não acontece apenas em filmes e novelas. Acontece na vida real.

Muitas trocam um verdadeiro amigo para andarem com o "cool" da escola, faculdade ou emprego, mesmo que sejam tratadas abaixo de cão, apenas porque supostamente lhes dá projecção.

É desta forma subtil que se mudam mentalidades. Pena que seja este o caminho adoptado...

E, sim, fases existem em todas as gerações mas fases também deixam marcas e, além disso, pelo próprio conceito, significa que passam e não que se ramificam...

Eu ainda não tenho tudo dito porque ainda devo ter mais a opinar... ;)

2 comentários:

Ricardo disse...

Todas as gerações têm essas fases...

A decada de 80 (os loucos anos 80), sexo... rock... e drogas! Será que essa geração ficou perdida com isso?

As pessoas que no nosso tempo idolatravam Kurt Cobain, todos com t-shirts e calças iguais! Será que essa geração ficou perdida?

Quando virou moda andar todo de preto? Será que essas pessoas se perderam?

Enfim... será que todos os casos anteriores levaram a que o futuro (presente) fosse negro (seja negro)?!?

Perguntem à geração de 70/80 o que pensa de nós... e vejam se concordam com o que eles pensam! O grande problema é todos olhamos para quem vem atras de nós com desconfiança, sem nos lembrarmos que também já passamos por uma fase dessas e as pessoas que estão à nossa frente também tinham os mesmo comentarios que são feitos agora!!!

O futuro será normal... como sempre foi e sempre será!!!

Eu tenho confiança... porque a mudança depende de todos!!!

Anónimo disse...

Eu também concordo, com o Trabalhador, de facto todas as gerações têm a sua fase fútil, e são olhadas ela mais velhas com desdém. Gerações cheias de coisas que se fazem para se ser "in", e na verdade todas elas (as gerações) têm os seus "membros" mais fúteis e que não se interessam por nada que realmente importa, assim como têm "membros" que se importam com o mundo em que vivem e esperam fazer dele um lugar melhor, partindo da sua família, amigos , etc, tal como a Dani disse.
Também concordo que o futuro será normal, como sempre foi, com pessoas preocupadas com futilidades e pessoas que realmente se importam com o mundo em que vivemos, isso sempre foi assim e sempre continuara a ser, e esta "Geração Morangos com açúcar" que vós revolta houve e sempre haverá.
Não acho que o mundo ou o futuro esteja perdido, acho sim que como tem vindo a ser feito desde dos tempos remotos, que as pessoas que se importam deve fazer por mudar o mundo e devem instruir os seu filhos nesse sentido, no entanto o mundo não é perfeito e há de tudo, há que saber lidar com a diferença e tentar de certo modo fazer ver essas pessoas ás prioridades da vida, no entanto tal sempre existiu e sempre existirá, é a natureza humana.