terça-feira, 23 de setembro de 2008

The final post...

Todos os meus posts a respeito de Portugal, não têm a intenção de apenas criticar mas sim tentar chamar a atenção para muita coisa que está errada e que ninguém parece preocupar-se.

Eu que sei que há muito boa gente neste país. E muitas fui encontrando ao longo do meu caminho. Tantas outras eu nem conheço.
Mas pelo que tenho lido e visto, são pessoas cada vez mais desanimadas e tristes com o estado em que o país se encontra.

Pessoas que vêem processos arrastar-se na justiça durante anos sem resolução aparente dos casos, só beneficiando os prevaricadores.

Que vêem empresas aproveitar-se de mão-de-obra barata (as pessoas precisam trabalhar e sujeitam-se) para lucrarem o máximo que puderem à custa de outros. E não me venham com a desculpa de: As empresas são feitas para gerar lucro, senão nem devem existir. Com isso concordo. Mas não concordo que esse lucro deva ser atingido a qualquer custo. Lucro consegue-se sempre, mesmo com bons salários do pessoal se a gestão for bem feita e com qualidade.

Que vêem a criminalidade aumentar, especialmente no que diz respeito a casos de corrupção sem que os culpados sejam responsabilizados (isto os que chegam aos tribunais).

Que vêem exames médicos e medicamentos lhes serem recusados ou reduzidos por falta de verba disponível mas sabem que os gestores (façam bom ou mau trabalho) recebem salários milionários com pagamento de despesas, cartão de crédito, escola das crianças, ect.

Que vêem muitas vezes os seus filhos lhes pedirem algo que elas não lhes podem dar porque têm todos os tostões contados até ao final do mês.

Estas são algumas das situações que eu critico num país tão pequeno e que podia funcionar tão bem pois tem tanto potencial inerente, no entanto a ganância e a ambição desmedida de alguns (cada vez maior em número) são factores que minam o seu desenvolvimento saudável.


Muitas vezes sinto-me como aquelas pessoas que pertencem às Organizações de Defesa dos Animais ou até mesmo de Direitos Humanos que tentam sensibilizar para situações graves e tudo o que lhes dizem é um "cala-te". Ou vários. Eu já percebi. Devo calar-me...

2 comentários:

Ricardo disse...

Daniela tu tens uma opinião e eu tenho outra...

Mas isso não significa que te devas calar. Acho que fazes bem em expor a tua opinião, apesar de eu em alguns campos não concordar com ela!

Por isso, não te cales :)

Dani girl disse...

Calo-me porque infelizmente vejo que esta geração parece realmente "amorfa". E especialmente indiferente... É o deixa andar...